Diocese de Guarabira promove formação pré-matrimônio

formacaoA Comissão Diocesana de Pastoral Familiar de Guarabira (PB), com assessoria do Instituto Nacional da Pastoral Familiar (INAPAF) promoveu o 1º Seminário de Formação sobre Pré-matrimônio. O evento foi realizado de 20 e 21 de setembro, no Santuário do Padre Ibiapina, em Santa Fé, município de Solânea, na Paraíba.

A formação contou com presença do bispo diocesano, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena e assessor eclesiástico, monsenhor José André da Silva Anselmo e da religiosa, irmã Irenice. Participaram 115 agentes de pastoral e o casal representante do regional Nordeste 2, Milton e Lourdes; com assesoria de membros do INAPAF, Lorimar Azevedo e Ceci Sendas.

Vocação matrimonial

Durante o encontro foi debatida a necessidade da preparação integrada para o matrimônio, passando pela catequese da primeira Eucaristia, crisma, encontros de namorados até a vida matrimonial. Foi utilizada para estudo o “Guia de preparação para a vida matrimonial da CNBB”, organizado em oito temas: 1) O Amor Conjugal; 2) Conhecimento de si e do outro; 3) O Diálogo; 4) O Exercício da Sexualidade; 5) Planejamento Familiar; 6) O Sacramento do Matrimônio; 7) A Celebração Litúrgica e 8) Aspectos Jurídicos e Canônicos.

Também foram apresentados relatos de experiências de preparação para a vida matrimonial, por meio do acolhimento domiciliar. Ou seja, os noivos são preparados por um casal de agentes que os recebe em sua família, possibilitando maior contato interpessoal.

Outro tema abordado na formação foi o Planejamento Natural da Família e o uso de contraceptivos pelos casais. A vivência do Método de Ovulação Billings (MOB) também esteve entre as reflexões.

Assessoria CNPF com informações da diocese de Guarabira. 

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.