Inapaf celebra 23 anos formando a família do Brasil

inapafHá 23 anos era criado o Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF). Foi no dia 24 de junho de 1992, que o então Setor da Família, hoje, Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, propôs a criação do instituto. Na ocasião, a implantação do projeto contou com o empenho e dedicação de dom Aloysio Leal Penna, que coordenou a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), e de representantes da arquidiocese de Curitiba, entre eles, o bispo, dom Pedro Pedalto.

Com sede em Brasília (DF), o Instituto tem por objetivo promover a formação geral de agentes para a Pastoral Familiar e para outras Pastorais, o Ensino Religioso e demais campos de evangelização. Tem como missão, a difusão da vivência de valores humanos e cristãos em família e em sociedade.

Missão com a família

“O grande desafio da Pastoral Familiar é fazer com que as famílias entendam que Deus deve ser o centro da família. Ultimamente, as famílias esqueceram da importância da bênção de Deus para a vida. É necessário esquecer a cultura do secularismo que atua no mundo e voltar ao princípio criador, onde homem e mulher foram apresentados para juntos construir esse Reino. A família é patrimônio da humanidade e tudo passa pela família. Para que o mundo seja melhor é necessário que a família evolua. Contudo, é preciso que o homem e a mulher compreendam o seu papel na construção da família, que deve ser a hospedagem do amor, da graça e misericórdia de Deus”, acredita o casal Tico e Vera, atuais coordenadores do Inapaf.

o INAPAF já atendeu a milhares de agentes em todo o Brasil, por meio de Cursos à Distância e Cursos Presenciais, que desenvolvem temas ligados à pessoa, ao matrimônio e à família, visando à formação pessoal e missionária do cristão e a evangelização das famílias e comunidades.

Para o casal membro da Pastoral Familiar, João Bosco e Aparecida Eunides, o INAPAF é fruto de louvável e sábia iniciativa da Comissão Nacional de Pastoral Familiar. “Seu desenvolvimento é o somatório da dedicação de muitos irmãos queridos que se doaram na realização do projeto que é uma resposta aos desafios lançados pela Igreja, para que se promova efetiva ajuda à família”, testemunham Bosco e Eunides.

Conheça mais sobre os cursos oferecidos pelo INAPAF: www.cnpf.org.br/inapaf

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.