INAPAF Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar. Arquidiocese de Vitória

O INAPAF já atendeu a milhares de agentes em todo o Brasil por meio de Cursos à Distância e Cursos Presenciais. Tais cursos  desenvolvem temas ligados à pessoa, ao matrimônio e à família para promover a formação pessoal e missionária do cristão e a evangelização das famílias e comunidades.

Iniciado em março deste ano na Arquidiocese de Vitória, a 1ª Turma do Curso presencial “Formação de Agentes da Pastoral Familiar” do INAPAF, que conta com 40 formandos, chegou neste mês de outubro ao término de sua 1ª Fase. Durante o ano de 2010 foram estudados os seguintes temas:

FASE 1 – MÓDULOS

1- Dignidade da Pessoa – Premissa da Igreja

2- Estabelecer Proximidade – Requisito para Comunhão

3- União Conjugal e Sacramento do Matrimônio

4- Família no Plano de Deus

5- Estrutura da Pastoral Familiar

6-  Setor Pré-Matrimonial

7- Setor Pós-Matrimonial

8- Setor Casos Especiais    

Segundo o Casal monitor representante da Arquidiocese de Vitória na Comissão Regional de Multiplicadores do INAPAF Abelino e Dilma, os formandos vêm demonstrando grande interesse e desenvoltura nos assuntos discutidos e com certeza darão valiosa contribuição em suas paróquias e nos diversos trabalhos da Pastoral Familiar de nossa Arquidiocese.

Para celebrar e agradecer a Deus pelos trabalhos desta 1ª etapa, no próximo dia 12 de Dezembro de 2010 será realizada Celebração da Santa Missa, Presidida pelo Senhor Arcebispo da Arquidiocese de Vitória Dom Luiz Mancilha às 9:30 horas no Colégio Agostiniano. Os membros da Pastoral Familiar e das demais pastorais de nossa Arquidiocese estão convidados para celebrar conosco este momento de fé e confraternização.

O que vem por ai?

Para o próximo ano de 2011 já foram agendadas a 2ª Fase da  – Turma A –  onde os formando se  ocuparão dos seguintes temas:

FASE 2 – MÓDULOS

19/03 – 1 – Boa Nova e Ética na Evangelização da Família

16/04 – 2 – Vocação e Missão da Pessoa

21/05 – 3 – Dignidade e Promoção da Vida Humana

11/06 – 4 – Sexualidade Humana

09/07 – 5 – Planejamento Familiar

13/08 – 6 – Filhos, Dom e Missão

10/09 – 7 – Ajuda à Família em Crise

15/10 – 8 – Família, Agente de transformação sócio – Econômica

Os encontros acontecerão aos sábados no horário das 14 às 18 horas na MITRA em Vitória–ES.

Também para o ano de 2011 está previsto o início de formação da 2ª Turma – 1ª fase – do INAPAF. Para ministrar os encontros relativos a esta fase os agentes multiplicadores contarão com o apoio dos formandos na 1ª fase em 2010. Em breve as informações necessárias para novas inscrições estarão disponíveis em nosso site (www.pastoralfamiiar-es.com.br).

Mensagem Final

O bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. Não quer perder nenhuma delas. Conhece cada uma pelo nome e elas o conhecem. Cuida bem delas. A família é esse rebanho preciosíssimo que se deixa guiar pelo Bom Pastor.  Fazer parte desse Rebanho é mais que um presente: é experimentar a dignidade divina e proximidade com Deus e com o próximo numa dimensão transcendental.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.