O Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) deu um passo histórico na noite desta sexta-feira, 19 de junho de 2020, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Foi iniciada a primeira turma que fará a formação totalmente online.
A realidade da pandemia de covid-19 acelerou o que já estava em planejamento pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), de favorecer novos recursos e formatos para o curso do INAPAF.
“Regionais apresentaram a necessidade da modalidade online. Tínhamos o desejo de fazer mais para frente, de forma mais elaborada. Mas com a pandemia, chegaram os pedidos e buscamos corresponder nesse momento importante”, explicou o secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães.

Neste primeiro curso online, que ocorre como um projeto piloto, são 251 alunos matriculados, entre leigos, religiosas e padres dos Regionais Centro-Oeste e Sul 1: da arquidiocese de Brasília (DF) e das dioceses de Formosa (GO), Santo Amaro (SP), Osasco (SP), Santos (SP), Santo André (SP) e São Miguel Paulista (SP).
Abertura
A abertura do curso ocorreu na noite desta sexta-feira, com uma web conferência da qual participaram mais de 200 pessoas, com a presença na sala virtual do bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers; do padre Crispim Guimarães; do casal responsável pelo Núcleo de Formação e Espiritualidade, Faustino Suchla Filho e Maria Eloina Gonçalves; das monitoras do curso, Maria do Rosário Silva, de Uberlândia (MG), e Marivone Exterkoetter, de Rio Fortuna (SC); além dos colaboradores Viviane Santos e Tómaz Alves, da Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (Secren).
A formação dos leigos
Dom Ricardo Hoepers iniciou sua fala manifestando sua alegria e salientando que os cristãos nunca devem se acomodar: “Essa iniciativa nos permite que, mesmo estando em casa podemos dar passos de aprofundamento e nos deixando lapidar da sabedoria quem vem de Deus, que vem do Evangelho”.

Resgatando o Documento 105 da CNBB, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, dom Ricardo salientou o que os bispos do Brasil ensinam a partir do parágrafo 231, sobre os fundamentos da formação. A qual deve fazer com que todos sejam cristãos e cristãs melhores, mais preparados e envolvidos, com conhecimento que não é para si.
“A nossa formação tem que estar a serviço, tem que ser de conhecimento partilhado, tem que ser comunicado. O Evangelho é isso, anunciar a Boa Nova“, destacou dom Ricardo.
Como ramos da videira,que é Cristo, os cristãos recebem a seiva, que é o conhecimento que vem de Deus, amadurecem com aquilo que recebem e que os faz melhores, e dão frutos: “O conhecimento que vou receber tem que ajudar a transformar a minha realidade. Ajudar a transformar as pessoas que estão ao meu lado”, salientou dom Ricardo Hoepers.

O conhecimento, fundamentado na Palavra e no Magistério da Igreja, têm algumas características, as quais dom Ricardo discorreu a respeito: mistagogia, integral, missionário, articulador, envolve prática, é dialogante, é específico e deve ser permanente e atualizado.
Padre Crispim Guimarães também destacou que a formação visa “preparar as pessoas para o diálogo numa sociedade multicultural“.
O casal Faustino e Eloina falou alegria em ver pessoas que querem se aprofundar. Para Faustino, “a Igreja fica mais rica”. Eloina manifestou o desejo de que, através dessa formação, os casais possam servir melhor a Deus, às famílias, à Igreja. “Vai ser uma formação belíssima, vocês vão aprender muito e vocês vão crescer muito como família”, garantiu.
As monitoras do curso, Maria do Rosário e Marivone, partilharam um pouco de suas caminhadas na Pastoral Familiar, resgataram a importância da formação para os cristãos leigos e leigas e enviaram palavras de motivação para os participantes da formação. Também houve momento para esclarecimento de dúvidas com os colaboradores da Secren. Viviane Santos e Tómaz Alves irão dar suporte na plataforma do curso, estruturada no Google Sala de Aula.

A turma online irá cursar a fase 1 do INAPAF. As aulas iniciam efetivamente na próxima segunda-feira, 22 de junho, com o primeiro módulo, e seguem sempre às segundas (com a professora Marivone) e sextas-feiras (com a professora Maria do Rosário) até o dia 17 de julho.
Confira as datas de cada módulo:
22 de junho – Dignidade da Pessoa – Premissa da Igreja
26 de junho – Estabelecer Proximidade – Requisito para Comunhão
29 de junho – União Conjugal e Sacramento do Matrimônio
03 de julho – Família no Plano de Deus
06 de julho – Estrutura da Pastoral Familiar
10 de julho – Setor Pré-Matrimonial
13 de julho – Setor Pós-Matrimonial
17 de julho – Setor Casos Especiais
20 de junho de 2020
Notícia aguardada com muita expectativa. Parabéns ao INAPAF. Com certeza atingirá muitos agentes. Estaremos aguardando, ansiosos,
as próximas turmas. Somos do Regional Noroeste.
25 de junho de 2020
Prezado padre Crispim Guimarãres e toda equipe do INAPAF. Manifesto a minha alegria pelo bom projeto e envio meus votos de um abençoado trabalho neste momento histórico que vivemos.
Aqui em Luanda, Angola busco levar adiante o que aprendi e partilhei com a Pastoral Familiar, especialmente no INAPAF.