Dia 18 de outubro, Festa de São Lucas e Dia do Médico

Dia 18 de outubro celebramos a Festa de São Lucas, Evangelista, narrador do grande ‘sim’ de Maria Santíssima na colaboração com o mistério da salvação. Sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. Além do evangelho, São Lucas é autor do “Ato dos Apóstolos”. O Evangelista São Lucas não conviveu com Nosso Senhor Jesus Cristo, e sua conversão se deu através da pregação de São Paulo. A tradição nos conta que Lucas foi o primeiro artista a pintar a Virgem Maria.  As Sagradas Escrituras relatam que São Lucas havia exercido a profissão de médico. (Colossenses 4,14).

Deste modo escolhido por tantas virtudes coerentes São Lucas é o padroeiro dos Médicos e dos Artistas.

Neste dia 18 de outubro também não podemos nos esquecer daqueles(as) que doam sua vida em prol da saúde e da vida dos outros.

Pedindo a intercessão de São Lucas, os médicos estão convidados a rezar:

Oração de intercessão de São Lucas, padroeiro dos médicos

Ó Mestre, Eu te agradeço porque me entregaste a missão de exercer a medicina, restituir a alegria de viver às pessoas que me são confiadas a qualquer hora, momento e lugar.

Ofereço-te a minha vocação de servir a sociedade como instrumento de tua providência.

Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os desafios à limitação humana que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz.

Ó Deus da vida! Ilumina-me e faça de mim um mensageiro de misericórdia e esperança.

Que no final de cada jornada eu possa celebrar o renascer da vida, fruto do trabalho e entregar-te às situações da minha limitação quando não tiver êxito.

Senhor, que vieste trazer vida e vida em abundância, tornar-me um instrumento de tua misericórdia.

Amém.


Neste dia do médico queremos parabenizar e pedir graças aos céus à vida de todos estes profissionais que tanto nos auxilia quando mais precisamos.

São Lucas, rogai por nós!

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.