200 mil pessoas são esperadas na abertura da 3ª Peregrinação Nacional da Família

Peregrinao_Nacional

Começa amanhã, 28, um dos maiores eventos organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A 3ª Peregrinação Nacional da Família, evento que acontece no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP). São esperadas entre 170 e 200 mil pessoas, vindas de todo o Brasil.

Segundo informações do setor hoteleiro de Aparecida não há mais vagas nos hotéis da cidade. “As pessoas que residem em Aparecida estão alugando quartos para os visitantes e peregrinos que chegam de todos os cantos do Brasil, porque não há mais vagas nos hotéis da cidade. Tem gente se hospedando em cidades próximas, como Guaratinguetá, Lorena e outras mais longe, por conta da falta de quartos. Somente na manhã de hoje, 52 ônibus chegaram a Aparecida trazendo participantes da Peregrinação”, explicou a irmã paulina e membro da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), Ivonete Kurten.

O evento, que tem a temática: “Família, Pessoa e Sociedade”, tem o apoio do Regional Sul 1, como afirma o assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Luiz Antônio Bento. “Somos 35 pessoas para organizar o evento desse porte. No primeiro ano de peregrinação, reunimos 130 mil pessoas, e a cada ano batemos o recorde de participação. Já no segundo ano, 150 mil pessoas vieram ‘à casa da mãe’ prestigiar. Para este ano, aguardamos 200 mil pessoas”, disse padre Bento.

Ainda de acordo com o assessor da CNBB, a 3ª Peregrinação é marcada, não apenas por reunir milhares de pessoa no Santuário de Aparecida, mas contará com “missas com bispos, inclusive no sábado, 28, às 18h, o presidente recém-eleito da CNBB e arcebispo de Aparecida, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis celebra a missa de abertura da Peregrinação, procissões, orações e pregações dos bispos participantes, animação, debates e o 1º Simpósio Nacional da Família”, explicou.

O Simpósio contará com participação como “A missão da família cristã no mundo contemporâneo”, do padre Rinaldo Roberto de Rezende, de São José dos Campos (SP), ou “Família e transmissão da fé” (pais pedagogos), ministrada pelo padre Zezinho. Tem também a conferência “Família e políticas familiares”, feita por dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar de São Paulo (SP) e “Família e afetividade: educar para o amor”, de Cleusa Thewes, assistente social, terapeuta familiar, especialista em gerontologia, psicologia transpessoal e Orientação Familiar.

“A grande preocupação com esse Simpósio é sensibilizar a sociedade sobre a importância da família, pois ela [família] é um recurso social, já que investir na família é investir na sociedade. A família é um catalisador natural da sociedade, ela filtra o que é de ruim e devolve só coisas boas a população. Ela ensina com a paz, a justiça e a fraternidade. A família é um dom que Deus nos deu”, ressaltou padre Bento.

De acordo com a coordenadora da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB, Maria Célia A. G. Pinto, estão inscritos no Simpósio 670 pessoas dos 17 Regionais da CNBB. “Como não havia mais espaço, colocamos no lado de fora do centro de convenções, um telão para que as pessoas possam acompanhar os debates pelo lado de fora. Aproximadamente 1200 pessoas devem participar, ao todo”, explicou.

Para o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Raimundo “Tico” Veloso e Vera Lúcia Veloso, ressaltam a importância dos números das duas edições anteriores do evento, e fazem um paralelo aos que acham que a instituição família está “falida”. “A família nunca vai ser uma instituição falida, pois ela é querida e desejada e idealizada por Deus. Ela [a família] vem sofrendo por um período de instabilidade, mas que logo voltara à normalidade. Com a Peregrinação, que foi projetada pelo arcebispo de Londrina (PR), dom Orlando Brandes, queremos consolidar a importância da família no Brasil, em especial para a geração mais nova, que muitas vezes desvalorizam essa entidade tão importante para a sociedade”, comentaram.

A 3ª Peregrinação Nacional da Família poderá ser acompanhada ao vivo, por todo o Brasil pelas emissoras de inspiração católica. O evento termina no próximo dia 29.

Fonte: CNBB.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.