4º Simpósio é marcado por momentos formativos e de oração pelas famílias

Simpsio2014_2Diferentes temáticas foram abordadas no 4º Simpósio Nacional da Família realizado no sábado, 24 de maio, no Centro de Evento Padre Vítor Coelho, nas imediações da Basílica Nacional de Aparecida (SP). O evento reuniu mais de 3 mil participantes para um dia de formação, confraternização, atividades culturais e de oração. Veja mais de 80 fotos: http://migre.me/jqeBU

A cerimônia de abertura contou participação de dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB; do cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Roque Rhoden e Verônica Melz, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar e do assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Rafael Fornasier.

Vida e família

A programação da manhã incluiu mesa redonda sobre a espiritualidade em família com a presença de dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR) e da poetisa brasileira, Adélia Prado que com seu testemunho da vida em família emocionou o auditório. As exposições foram mediadas por monsenhor Ademar.

Simpsio2014_1No período da tarde os participantes assistiram apresentação da Orquestra do PEMSA (Projeto Musical do Santuário Nacional), regida pelo maestro Altair Lobato, que encantou a plateia com repertório musical diversificado. A canção “Oração pela Família”, comumente cantada em missas e celebrações, ganhou toque especial no talento dos músicos da Orquestra.

Os bispos membros da Comissão Episcopal Pastoral dom Marcos Piatek, de Coari (AM) e dom Antônio Augusto Dias Duarte, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, apresentaram aos participantes reflexões sobre a família, à luz da Palavra e a partir das orientações da Igreja e dos ensinamentos do papa Francisco.

Encerrando as atividades do Simpósio, as famílias, jovens e crianças caminharam do Centro de Eventos até a Basílica Nacional meditando a oração mariana do terço, guiados pelo andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. No trajéto com velas, os participantes rezaram pela paz no mundo e por todas as famílias, com concentração em frente à Tribuna papa Bento XVI. 

Vídeos das palestras

Em breve, confira a íntegra das palestras e depoimentos em vídeo no canal do Yotube. http://migre.me/jqeeT

Confira a reportagem especial produzida em parceria com o Portal A 12.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.