A Semana Nacional da Família pelo Brasil

Mesmo em tempo de pandemia, a Pastoral Familiar renovou forças e tem utilizado da criatividade para realizar a Semana Nacional da Família. Várias atividades estão programadas de Norte a Sul do Brasil e também são diversas as reflexões para contribuir na formação e compreensão sobre a importância da vocação à vida em família.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) reúne aqui algumas das ações promovidas pelos regionais para esta semana nacional da família.

Norte 1

Na arquidiocese de Manaus (AM), haverá uma programação online. Devido à pandemia do novo coronavírus, a Pastoral Familiar não poderá realizar a Semana da Família como de costume, onde reúne mais de 600 pessoas.

Norte 2

No regional Norte 2, a Pastoral Familiar promove nesta segunda-feira, a partir das 20h, uma live com o tema “Ansiedade e seus reflexos na saúde emocional das famílias”. Participam o professor Felipe Soares Silva, psicólogo clínico com especialização em Neuropsicologia, e Liseane Selleti, psicóloga clínica e especialista em abordagem direta do inconsciente. Mediará o bate-papo online o padre Alessandro Miranda, da arquidiocese de Santarém.

Confira na página da Pastoral Familiar do Regional Norte 2 no Facebook: https://www.facebook.com/pastoralfamiliarregionalnorte2

Amanhã, haverá outra live, com o tema “Amados e chamados por Deus”, que será facilitada pela prelazia de Itaituba (PA).

Nordeste 2

No Regional Nordeste 2, o bispo de Campina Grande (PB) e referencial para a Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família da CNBB NE2, dom Dulcênio Fontes de Matos, convidou todos a vivenciarem este período especial fazendo uma reflexão sobre o serviço. “Esses dias se tornem oportunidade de encontro pessoal com o Senhor”, incentivou.

Confira o vídeo:

Semana Nacional da Família 2020

Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo referencial para a Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família da CNBB NE2, convida todos a vivenciarem este período especial fazendo uma reflexão sobre o serviço.Confira!

Publicado por CNBB NE2 em Segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Nordeste 4

No Piauí, o casal coordenador da Pastoral Familiar, Alberto e Ana, divulgou vídeo motivando a celebração da Semana Nacional da Família, assim como alguns coordenadores diocesanos. Na diocese de Parnaíba (PI), houve a abertura da Semana Nacional da Família, no domingo, com momentos de oração, reflexão e animação.

A abertura foi promovida pelas paróquias da cidade de Piripiri: Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e Paróquia Sagrado Coração de Jesus. O evento, dentre outras atividades, contou com a palestra: Família, Dom e Vida, proferida pelo bispo diocesano, dom Juarez Souza da Silva.

Sul 1

Em São Paulo, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada ofereceu para reflexão o artigo “Vocação Matrimonial: chamado para o amor, a santidade e a vida”. Leia na íntegra: https://cnbbsul1.org.br/vocacao-matrimonial-chamado-para-o-amor-a-santidade-e-a-vida/

Sul 2

No Paraná, onde a Igreja vivencia com bastante intensidade a Ação Evangelizadora “Cada comunidade, uma nova vocação”, foi divulgada uma mensagem do bispo de Campo Mourão (PR) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari sobre a vocação à vida em família.

Nesta semana, o regional ainda segue na série de lives oracionais com os bispos, desta vez na intenções pelas vocações ao matrimônio. Participam os bispos da província eclesiástica de Maringá: dom Severino Clasen, dom Bruno, dom Mário Spaki e dom João Mamede Filho. A live será no dia 14 de agosto, às 20h, transmitida pela página do Regional Sul 2 da CNBB no Facebook.

Sul 3

No Regional Sul 3, a diocese de Rio Grande (RS) irá realizar uma série de atividades que serão transmitidas também nas redes sociais da Pastoral Familiar. No dia 12, às 19h, haverá formação com o padre Marcio Tadeu, apresentador da Rede Vida. No dia 13, às 19h, uma noite de oração com padre Roger Luís da Canção Nova. A diocese de dom Ricardo Hoepers também promoverá a missa de encerramento, no dia 15, às 16h, e um show, no dia 16, também às 16h.

O Regional Sul 3 também ofereceu em seu site um artigo do bispo de Erexim, dom Adimir Antonio Mazali, sobre a Semana Nacional da Família.

Sul 4

Em Santa Catarina, a Comissão Pastoral para a Vida e Família do Regional Sul 4 da CNBB realiza hoje, 10 de agosto, às 20h, um bate-papo sobre o tema ‘Família e Educação’. A transmissão contará com tradução simultânea em libras.

Participam o padre Júlio Cesar Resende, assessor nacional do Setor Educação da CNBB; o diácono Ricardo Marques, coordenador da Pastoral da Educação da arquidiocese de Florianópolis (SC); o professor José Antonio Matiolla, diretor do Colégio Dehon de Tubarão (SC); Carolina CT, coordenadora do movimento Mães que Oram pelos Filhos em Santa Catarina; e o professor Fernando Pereira, coordenador da Pastoral da Educação no Regional Sul 4 da CNBB.

Em sintonia

Além destas atividades, os grupos diocesanos, paroquiais e comunitários, e até as próprias famílias em suas casas, irão celebrar os encontros propostos no subsídio Hora da Família Especial da Semana Nacional da Família.

O seu regional preparou outras atividades que não estão listadas aqui? Envie para divulgarmos também! Comente nesta notícia ou escreva para comunicação@cnpf.org.br

Nas redes sociais, utilize a hashtag #SemanaNacionaldaFamília para marcar as publicações. Sua foto ou vídeo podem aparecer na live de encerramento da Semana Nacional da Família, no dia 16 de agosto.

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.