Acolher o Menino Jesus: como refletir sobre cada elemento do presépio

A Pastoral Familiar no Brasil está unida neste tempo do Advento numa iniciativa que visa preparar nossas casas para acolher o Menino Jesus, o Salvador feito homem, nascido de Maria. A partir da carta Admirável Sinal, publicada pelo Papa Francisco no ano passado, preparamos algumas explicações sobre o sentido de cada peça do presépio para ajudar neste momento tão especial.

Maria

É a Mãe do Menino Jesus, a escolhida para ser a mãe do Salvador. É importante refletir:
– Qual a vontade Deus nas nossas vidas?
– Estamos gerando este Cristo em nossos corações?

São José

Pai adotivo de Jesus, lhe deu um nome, um lar, que ensinou a Jesus uma profissão: a de carpinteiro. O Simples José – é um exemplo de homem, companheiro e responsável – obedeceu também à vontade de Deus e cuidou do menino Deus.

Pastores

Os pastores foram os primeiros a saber do nascimento de Cristo. Naquele tempo a profissão de pastor não era muito reconhecida. São os mais humildes e os mais pobres que sabem acolher o acontecimento da Encarnação. Jesus veio para aqueles mais esquecidos da sociedade.

Animais

Mostram que a natureza está a serviço do homem e de Deus. No nascimento de Jesus forneceram calor ao local e simbolizam a simplicidade do ambiente onde Jesus quis nascer.

O galo, por exemplo, anuncia o raiar de um novo dia e aparece nas escrituras quando Pedro nega a Cristo. Assim como o burrinho, que carrega Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém. Já as ovelhas nos chamam a seguir este pastor que é Cristo.

Anjo

Mensageiro da Boa Notícia e que dá graças a Deus pelo grande feito no meio do povo: Glória a Deus nas alturas!

Estrela

Representa a luz de Deus que deve iluminar a nossa vida e nos guiar ao seu encontro, assim como fez com os reis magos.

Reis Magos

Belchior, Gaspar e Baltazar eram estudiosos e reconheceram a Deus. E nós, temos reconhecido a Deus em nossas vidas, na nossa caminhada ou andamos perdidos, levados pelas ondas do mundo?

Ouro, incenso e mirra

O ouro significa a realeza; era um presente dados aos reis. O incenso significa a divindade, um presente dado aos sacerdotes. Sua fumaça simboliza as orações que sobem ao céu. A mirra simboliza o sofrimento e a eternidade. É um presente profético: anuncia que Jesus vai sofrer, mas também que seu reinado será eterno.

Menino Jesus

É colocado no presépio apenas na noite de Natal. É o Filho de Deus que Se fez homem, para dar sua vida pela humanidade. É importante fazer uma oração neste momento para que ele nasça no coração de cada um.

“Minha família acolhe o Menino Jesus”

Este é o nome da campanha da Pastoral Familiar que pretende resgatar e fortalecer nas casas o verdadeiro sentido natalino para os cristãos, que é o nascimento do Salvador. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) pretende oferecer informações e reflexões a respeito do presépio, divulgar a tradição de retratar o nascimento de Jesus, apontar a importância para a compreensão do Natal, bem como da força catequética dessa representação. Compartilhe conosco os preparativos por meio de fotos e vídeos com a hashtag #presepioemcasa.

Também serão divulgados vídeos com inspirações para utilização de diferentes materiais para a construção do presépio. Outra sugestão da Pastoral Familiar será para que os membros das famílias fiquem alguns momentos longe da internet para dedicarem-se uns aos outros. Além da montagem dos presépios, os agentes são convidados a celebrar em família a Novena de Natal, a partir do roteiro proposto pela CNBB. O material já disponível para aquisição na loja da Pastoral Familiar.

A campanha de Advento da Pastoral Familiar: acolher o Menino Jesus

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.