Ano Paulino: revitalizar a fé e buscar unidade dos cristãos

Destaca o arcebispo emérito de Uberaba (Brasil)

Por Alexandre Ribeiro
UBERABA, terça-feira, 10 de junho de 2008 (ZENIT.org).- Um arcebispo brasileiro considera que o Ano Paulino é oportunidade não só de aprofundar no legado do apóstolo Paulo, mas também de revitalizar a fé e buscar a unidade dos cristãos.

Dom Benedicto de Ulhoa Vieira, arcebispo emérito de Uberaba (Minas Gerais), afirma que  «a finalidade deste ano jubilar é um insistente convite para descobrirmos a gigantesca e singular figura do Apóstolo São Paulo e nos aprofundarmos na riqueza dos seus ensinos».

Mas, para além disso, considera o arcebispo em mensagem difundida essa segunda-feira pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), «esta convocação visa revitalizar nossa fé e encontrar, buscando com todo empenho, a desejada unidade dos cristãos».

«É o anseio do nosso Papa. Penso que esta celebração, inspirada por Deus, encontre simpatia por parte dos irmãos separados», acrescenta o arcebispo.
Dom Benedicto recorda que são muitas as sugestões para a celebração do Ano Paulino e que a CNBB prepara roteiros dos estudos para círculos bíblicos das Cartas Paulinas, «sobretudo da 1ª Carta aos Coríntios, em que São Paulo entoa o mais belo hino à caridade, isto é, o amor».

«Na doutrina de São Paulo, nada tem valor sem a caridade: nem os dons dos milagres nem a robustez da fé nem as profecias nem os outros carismas portentosos que sejam», afirma.

O arcebispo deseja que a celebração do Ano Santo pelo segundo milênio do nascimento de São Paulo «seja ocasião de crescermos no conhecimento da rica doutrina paulina, na fé e na santidade da nossa vida cristã».

O Ano Paulino inicia no próximo dia 28, com a oração das Vésperas por Bento XVI na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. O evento estende-se até 29 de junho de 2009.

© Innovative Media, Inc.
A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor.
ZP08061003 – 10-06-2008
Permalink: http://www.zenit.org/article-18694?l=portuguese

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.