Arquidiocese de São Luís celebra o diaconato permanente

Diáconos reunidos do clero da Arquidiocese de São Luís.

A arquidiocese de São Luís do Maranhão está em festa. No dia 24 de novembro, completará dois anos de ordenação dos primeiros diáconos permanentes, em 400 anos de história da Igreja local.

Em 2012, a arquidiocese ordenou 31 diáconos, durante cerimônia que reuniu as Foranias, com presença de mais de nove mil pessoas. Destes, 27 diáconos são arquidiocesanos e quatro da capelania Militar, em atividades no exército, bombeiros e Polícia Militar). Eles passaram exercer as funções em comunhão com os sacerdotes, contribuindo para o trabalho pastoral, sacramental e nas obras sociais.

Para o próximo ano, já estão inscritos 40 candidatos ao diaconato. “Nós abrimos caminho para outros que também possuíam o desejo de servir a Igreja, no diaconato permanente e isso nos deixa muito feliz”, enfatiza o diácono Renato Fontoura, da paróquia São João Batista de Vinhais, recém-eleito presidente da Comissão de Diáconos Permanentes, na arquidiocese de São Luís.

Na foto, o diácono Campos preside a celebração de casamento do filho, Marcos Campos. Um momento de felicidade para a família e amigos.

Testemunho de vida

“Quando meu filho faleceu, percebi o quanto ficamos frágeis e como é importante a presença da Igreja. E foi um diácono permanente que presidiu as exéquias pelo meu filho. Me senti muito confortada pela Igreja”, lembra dona Vandeci de Jesus, que teve o auxílio de um diácono permanente na morte do filho.

Hoje, os diáconos permanentes auxiliam em dezessete das 54 paróquias da arquidiocese, que representam 17 bairros, na capital e municípios próximos de São Luís, como Bacabeira e São José de Ribamar.

Com informações da arquidiocese de São Luís – Redes de Comunicação

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.