Assessor nacional fala das expectativas para o 1º Congresso de Pastoral Familiar

coord-2“Este projeto manifesta a coesão e busca de consolidação da missão com e em favor da família nesta parte do continente”, comenta o assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Rafael Fornasier, sobre o 1º Congresso Latino-Americano de Agentes de Pastoral Familiar (I Colpafa) organizado pelo CELAM, na cidade do Panamá.

O evento terá início nesta segunda-feira, 4 de agosto e prosseguirá até 9, buscando refletir com os participantes o tema “Família e desenvolvimento social para a vida completa e comunhão missionária”, em comunhão com o próximo Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família, convocado pelo papa Francisco. A conferência será realizada em três etapas: 1) para compartilhar a vida e espiritualidade 2) identificar os desafios e horizontes pastorais, e 3) a construção de linhas de ação pastoral.

Participação do Brasil

Padre Rafael explica que este projeto de articulação de ações para a evangelização da família vem sendo construído desde 2011, por meio de reuniões e pré-congressos em toda a América Latina. No Congresso, o Brasil terá uma delegação de 19 participantes, entre eles os membros da coordenação nacional da Pastoral Familiar, o casal Roque e Verônica, e Volnei e Marivone (na foto). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) representada pelo bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, de dom João Carlos Petrini, e pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e membro da Comissão, dom Antônio Augusto Dias Duarte.

“No contexto de realização de dois sínodos sobre a família, as expectativas são muito grandes, no sentido de ser uma contribuição em âmbito continental e universal no que tange aos desafios e as possibilidades para a família na sociedade e no seio da Igreja”, antecipa padre Rafael, que também estará no Congresso.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.