Catequese na família é tema de encontro de pastorais em Sinop (MT)

1º Encontro Diocesano das Pastorais SINOP“Se a família não está bem, nós não estamos bem”, afirmou o bispo de Sinop (MT), dom Gentil Delazari, na abertura do 1º Encontro Diocesano das Pastorais realizado de 28 de fevereiro a 2 de março. Coordenadores diocesanos das pastorais Familiar e Catequética das foranias de Juara, Alta Floresta, Colíder, Peixoto Azevedo, Vera e Sinop trataram de temas como a evangelização na família e bioética.
Dom Gentil destacou a importância da iniciação cristã nas famílias e da necessidade da conversão das pastorais que atuam na comunidade. “Tudo passa pelas famílias e precisamos renovar nossa casa”, disse o bispo.
Sobre a o papel da família na formação dos filhos, o assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Rafael Fornasier, tratou do tema “Pais, os primeiros catequistas”. O conferencista trouxe para a reflexão os documentos da Igreja, citando o Diretório Nacional da Catequese, Documento de Aparecida, Diretrizes Gerais da CNBB e a Exortação Evangelii Gaudium. Segundo o assessor, assim como a Igreja, a família deve ser lugar onde se transmite o Evangelho.
Na sequência, irmã Maria Helena apresentou uma reflexão intitulada “Desde o Ventre Materno”. A religiosa destacou que a criança nasce onde existe amor, sendo a família lugar de formação. “O ventre materno é o primeiro lar da criança. Constatamos que o ventre materno é um lugar de suma importância para a catequese, das crianças e dos pais. O ventre e o aleitamento materno são a primeira escola de amor, de fé, de segurança”, disse. Irmã Helena disse, ainda, que a catequese deve ser uma ação essencialmente educativa e permanente, educativa e global.
Cuidado com a vida
Na abordagem sobre a bioética, padre Rafael Fornazier falou da vocação ao cuidado com a vida, apresentando reflexões da Igreja sobre o tema. O assessor propôs a distribuição de materiais de apoio para os jovens com o objetivo de esclarecer sobre bioética.
Os participantes também partilharam os trabalhos que estão sendo realizados entre as pastorais Familiar e Catequese para a evangelização da família e catequese continuada.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.