Ação de Graças: Pastoral Familiar conclui primeira formação virtual do INAPAF

A noite da última sexta-feira, 30 de outubro, foi um momento especial de ação de graças por uma marca histórica na atuação da Pastoral Familiar. Uma cerimônia virtual encerrou a formação da primeira turma que cursou os módulos do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) de forma totalmente online.

A realidade da pandemia fez com que grupos dos regionais Centro-Oeste e Sul 1 reforçassem o pedido de uma formação à distância, o que já era feito há algum tempo à Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Com a organização da turma, foram contempladas as arquidiocese de Brasília (DF), Goiânia (GO), a diocese de Formosa, além de agentes de São Paulo, Minas Gerais e Tocantins.

No início da cerimônia, o casal coordenador do INAPAF, Faustino e Eloina Suchla, destacou a importância da formação: “É um tempo gasto para sermos discípulos missionários mais capacitados e para sermos melhores esposos, melhores pais, melhores cristãos, tudo isso porque houve uma grande dedicação à formação”.

Em tudo dai graças

O lema da cerimônia foi escolhido da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses, o versículo 18 do capítulo 5. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus”. O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, fez a oração inicial e comentou o trecho da carta no qual São Paulo dá instruções para a comunidade de Tessalônica (1Ts 5, 12-19), destacando a necessidade de colocar o conhecimento, dom e graça de Deus, a serviço da comunidade.

“Toda nossa formação catequética, toda nossa formação permanente, tudo isso tem que nos ajudar a nos vincularmos mais fortemente na comunidade. Qualquer conhecimento que vem do alto não pode ficar fechado, escondido, encarcerado para o nosso próprio ego. Ao contrário. Ele tem que ser partilhado, tem que ser comunicado. A graça de Deus, conhecida, experimentada, ela tem que ser também partilhada”, disse o bispo.

Processo sinodal

Padre Crispim Guimarães, secretário executivo da CNPF, recordou a procura de regionais do Nordeste pela formação à distância e a concretização da turma atual, com o projeto piloto do INAPAF virtual, e ressaltou a alegria de um processo sinodal, o qual recebeu a contribuição de várias pessoas no planejamento, nas melhorias e na execução.

É um dia histórico porque nós contamos com esse processo bonito no trabalho formativo não só com uma pessoa, nós contamos com as ideias de muitas pessoas: contamos com o trabalho abnegado do Tómaz e da Viviane [colaboradores da Secretária Executiva Nacional], contamos com a grata surpresa do casal Eloina e Faustino, que foram bastante receptivos e competentes também no trabalho de elaborar as coisas, trabalhar comigo e com o padre Tiago, que também é muito disponível. Contamos com as professoras e uma grupo grande de monitores“, agradeceu padre Crispim.

Durante o evento online, foi aberto o espaço para que alunos pudessem partilhar suas impressões sobre a formação, destacando benefícios e pontos a melhorar. Participaram desta partilha Silvio e Aline, de Brasília, Antonio Gomes, de Goiânia; Christian e Karla, de Formosa; e João Luiz e Neia, do Regional Sul 1.

Ainda refletindo sobre a nova realidade, que obrigou a acelerar processos pastorais no meio digital, o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf, recordou algumas das reflexões abordadas durante o 1º Encontro virtual de Agentes da Pastoral Familiar da América Latina e do Caribe. Após a apresentação dos principais aspectos destacados no encontro promovido pelo Celam, Kathia perguntou se os agentes aceitavam o desafio de explorar as ferramentas digitais para aprimorar o trabalho pastoral. Osmarina e Toninho, coordenadores do Regional Sul 1, e Roberto e Darciene, coordenadores do Núcleo de Formação e Espiritualidade do Regional Centro-Oeste, partilharam suas dificuldades com as ferramentas, mas reagiram de forma positiva frente ao desafio lançado.

As professoras do INAPAF, Maria do Rosário Silva e Marivone Exterkoetter, também manifestaram gratidão a Deus pela efetivação do projeto piloto, revelando também sua superação diante da nova realidade.

“Que possamos também crescer em estatura, sabedoria e graça diante de uma sociedade que tanto precisa de nosso testemunho. Que este estudo seja um ponta pé inicial de tantas outras coisas que vêm para que a vida e a família sejam promovidas na sociedade atual, no mundo. Que possamos ser defensores da Palavra de Deus, testemunhando na nossa vida o que Jesus nos pede que façamos”, disse Marivone.

Confira como foi a cerimônia:

Em cada uma das três fases do INAPAF, foram mais de 300 alunos inscritos. Veja os números detalhados:

FASE 01324 alunos inscritos

Centro – Oeste
Brasília: 154 inscritos
Formosa: 46 inscritos

Sul 1
São Paulo: 124 inscritos

FASE 02 – 398 alunos inscritos

Centro – Oeste
Brasília: 133 inscritos
Formosa: 16 inscritos
Goiânia: 149 inscritos

Leste 1
Rio de Janeiro: 4 inscritos

Norte 3
Tocantins: 4 inscritos

Sul 1
São Paulo: 94 inscritos

Sul 2
Paraná: 2 inscritos

FASE 03358 alunos inscritos

Centro – Oeste
Brasília: 74 inscritos
Formosa: 15 inscritos
Goiânia: 91 inscritos

Leste 1
Rio de Janeiro: 4 inscritos

Leste 2
Minas Gerais: 2 inscritos

Norte 3
Tocantins: 4 inscritos

Sul 1
São Paulo: 166 inscritos

Sul 2
Paraná: 2 inscritos

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.