CNBB entra na luta contra a Hanseníase

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido desde o dia 9, em Brasília, aprovou o apoio da CNBB com a associação Sociedade Cruz de Malta, para a realização do concurso artístico-literário a respeito do tema: “Hanseníase tem cura: abrace esta causa!”.

O concurso artístico-literário, que começa em outubro, consistirá na realização de desenhos artísticos e redação alusiva ao tema da Hanseníase, e terá como alvo, o público infanto-juvenil, de 6 a 15 anos, que cursa o Ensino Fundamental. As crianças, 6 a 10 anos, participam com desenhos, enquanto os jovens na faixa etária de 11 a 15 anos deverão redigir textos de 15 a 20 linhas expressando sua visão sobre a doença.

Segundo os organizadores do concurso, o objetivo é conscientizar a população para a necessidade de reconhecer os sinais, sintomas e formas de tratamento da doença.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial em número de portadores de Hanseníase, perdendo apenas para a Índia.

A Hanseníase, também conhecida como Lepra, é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele, provocando danos severos à saúde do portador. Em 2008, foram detectados quase 40 mil casos da doença, dos quais 2.913 eram crianças e adolescentes, menores de 15 anos. A maior incidência concentra-se nos estados de Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Piauí.

O projeto contará também com o apoio da entidade beneficente Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (PFICB), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), do Conselho de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI) e pelo ICC.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.