CNPF recorda luzes e sombras de 2020 na última reunião do ano

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) esteve reunida virtualmente na noite desta terça-feira, 16 de novembro, para a última reunião do ano. O encontro por videoconferência foi oportunidade de partilhar sobre “as luzes e sombras” na ação evangelizadora durante este ano de 2020, tão impactado pela pandemia do novo coronavírus, e indicar projeções de trabalho para o próximo ano.

Participaram da reunião os bispos e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar; os casais coordenadores, bispos e assessores eclesiásticos dos regionais; bem como os coordenadores dos Setores Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais da Pastoral Familiar.

No primeiro momento, os regionais partilharam as ações realizadas durante este ano de 2020, a partir do relatório enviado para a Secretaria Nacional da CNPF. Alguns conseguiram promover eventos presenciais nos primeiros meses do ano, mas tiveram que mudar os planos em relação às atividades agendadas a partir de abril. Mesmo com a pandemia, a maioria dos regionais apontou crescimento no alcance das atividades e das formações ofertadas pelas redes sociais. Por outro lado, o Regional Norte 1 teve ainda mais dificuldades no contexto da pandemia, uma vez que, além das longas distâncias, a oferta de internet fora das capitais do Amazonas e de Roraima inviabiliza a realização de videoconferências e lives com qualidade.

Os coordenadores partilharam, com alegria, a oportunidade que tiveram em acompanhar o Simpósio Nacional das Famílias, em maio, pela internet. O evento virtual favoreceu a participação de agentes do Norte e do Nordeste, de maneira especial.

Outros destaques nas partilhas foram as ações caritativas diante do cenário de maior vulnerabilidade das famílias e de emergência por conta pandemia; a promoção de formações na área da vida; e atividades de escuta solidária.

Projeções para 2021

Os três setores da Pastoral Familiar também apresentaram suas luzes e sombras para o trabalho de evangelização das famílias, apontando urgências e propostas para o próximo ano. No Setor Pré-Matrimonial, há a proposta de oferecer itinerários de fé junto com outras pastorais.

O Setor Pós-Matrimonial pretende oferecer um subsídio para recém casados. A ideia surge a partir do diagnóstico que ainda é forte o ideal do Matrimônio para os jovens e que há crescimento no companheirismo entre homens e mulheres. Por outro lado, o contexto é de uma cultura do descartável e de falta de organicidade da Pastoral Familiar junto com outras forças eclesiais.

A coordenação do Setor Casos Especiais relatou a realização de reuniões que favoreceram o aprimoramento na nomenclatura e na abrangência das cinco principais preocupações para atuação pastoral. Para 2021, novas reuniões com regionais vão dinamizar a atenção diante das grandes situações complexas que envolvem novas uniões; drogas e outras dependências; perdas e viuvez; depressão e suicídio; e questões homoafetivas.

INAPAF

Também o Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF) pôde partilhar sobre suas ações em 2020 e projetar o próximo ano. O assessor, padre Tiago Miguel, alegrou-se ao anunciar que metade dos regionais do Brasil agora contam com o Núcleo de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar. Ele ressaltou as formações oferecidas de forma virtual neste ano, atingindo mais de 300 alunos em cada uma das três fases, e informou do intuito de aprimorar a plataforma de Educação a Distância.

Informes

Luiz e Káthia Stolf, casal coordenador nacional, falaram sobre o Projeto Esperança, voltado para o atendimento a pessoas que sofrem das sequelas pós-aborto. Padre Crispim Guimarães divulgou informações sobre eventos já programados para o ano que vem, indicando, porém, uma indefinição quanto ao XVI Congresso da Pastoral Familiar, em Florianópolis, por conta da imprevisibilidade em relação à pandemia.

Sobre o Simpósio Nacional das Famílias, já há um tema definido: “Família e catequese”. O evento será online. Padre Crispim também anunciou o tema do subsídio Hora da Família – Encontros Mensais. Será novamente inspirado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, agora no Pilar do Pão: “Família, casa da comunhão”. O material estará disponível em breve.

Serviço à vida

Ao final da reunião, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, apresentou uma proposta de trabalho para a dimensão vida, que terá como referências nos regionais os “casais cooperadores no serviço à vida”. O trabalho será voltado para a promoção, defesa e cuidado da vida.

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.