Comissão Vida e Família conta com novo Assessor Nacional e novos Bispos conselheiros

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília no dia 27 de junho, divulgou os nomes dos novos membros das Comissões Episcopais Pastorais para o quadriênio 2019 – 2023. Entre eles, foram eleitos como conselheiros para a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, os bispos Dom Armando Martín Gutierrez da Diocese de Bacabal, no Maranhão, e Dom Bruno Elizeu Versari da Diocese de Campo Mourão, no Paraná. Já para ocupar o cargo de Assessor Nacional da Comissão para Vida e a Família, foi indicado e aprovado pela CNBB, o Padre Crispim Guimarães dos Santos, do clero da Diocese de Dourados no Mato Grosso do Sul.

Conheça os novos Bispos Conselheiros e o Assessor Nacional, e que também ocupará o cargo de Secretário Executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar:


Dom Armando Martín Gutierrez – Bispo da Diocese Bacabal –
Atual Conselheiro Nacional da Pastoral Familiar.

DOM ARMANDO MARTÍN GUTIERREZ

Dom Armando Martín Gutiérrez, nasceu em 16 de dezembro de 1954, em Madrid na Espanha. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Marchigiano, na cidade de Fermo, Itallia. Fez mestrado em Teologia Moral na Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma. É religioso da Congregação dos Filhos do Amor Misericordioso. Foi ordenado sacerdote no dia 6 de outubro de 1979, em Spinaceto, Roma. Na Itália exerceu diversos cargos na formação religiosa até que foi enviado para o Brasil.
Chegou ao Brasil em 1988, para atuar na Diocese de Mogi das Cruzes (SP) e depois na diocese de Juiz de Fora. Em dezembro de 2005 voltou à Itália como Mestre do Juniorado Internacional de sua Congregação, Superior de Comunidade e vice-pároco da Paróquia de São Petronilla na Arquidiocese de Fermo.

Em 1º de novembro de 2006, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Bacabal, sucedendo Dom Frei José Belisário da Silva, OFM. A ordenação episcopal ocorreu em Collevalenza, na Solenidade da Epifania do Senhor, no dia 05 de janeiro de 2007, no Santuário do Amor Misericordioso de Madre Esperança, tendo o Cardeal Giovanni Battista Re como bispo ordenante principal, Dom Giovanni Scanavino, OSA, bispo de Orvieto-Todi (Itália) e Dom Luigi Conti, arcebispo de Fermo (Itália) como bispos co-ordenantes. Foi acolhido na Diocese de Bacabal no dia 11 de fevereiro de 2007. Na Pastoral Familiar, Dom Bruno atua como bispo referencial no Regional Sul 2. 

DOM BRUNO ELIZEU VERSARI


Dom Bruno Elizeu Versari –
Bispo Diocesano de Campo Mourão –
Atual Conselheiro Nacional da Pastoral Familiar.

Dom Bruno Elizeu Versari, nasceu no dia 30 de maio de 1959, na cidade de Cândido Mota, em São Paulo. Terceiro entre os irmãos Rita, Terezinha, Sônia, Aparecida, Roberto, Claudio, Osmar, Oscar e Luiz. No ano de 1980, marcado pelo testemunho de São João Paulo II entrou no Seminário Propedêutico em Maringá, no estado em que já residia com sua família há alguns anos. É formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica em Curitiba e em Teologia pelo Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina.

Recebeu a ordenação diaconal no dia 5 de julho de 1987 e a sua ordenação presbiteral no dia 3 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta.  Tem especialização em Educação Especial, pela ASSINTEC; pós-graduação em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pós-graduação em Teologia Bíblica – Novo Testamento, pela mesma universidade.

No exercício do seu ministério presbiteral atuou como vigário e pároco, na formação dos seminaristas, ecônomo arquidiocesano, Vigário Geral e membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros da diocese paranaense. Em 2015, foi eleito diretor da Rádio Colméia de Maringá.

Recebeu no dia 19 de abril de 2017, a nomeação do Papa Francisco para ser Bispo Coadjutor da Diocese de Campo Mourão. Foi ordenado bispo no dia 25 de junho de 2017, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá, tendo como bispos ordenantes Dom Anuar Battisti, Dom Francisco Javier Delvalle Paredes e Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

Tomou posse na diocese no dia 09 e julho de 2017. Aos dias 06 de dezembro de 2017, com a aceitação da renúncia de Dom Francisco Javier, pelo Papa Francisco, dom Bruno assumiu oficialmente a função de bispo diocesano.

PADRE CRISPIM GUIMARÃES DOS SANTOS

Padre Crispim Guimarães dos Santos, nasceu em Euclides da Cunha (BA), no dia 13 de fevereiro de 1969. É o filho mais novo de seis irmãos.


Padre Crispim Guimarães dos Santos – Padre da
Diocese de Dourados – Atual Assessor Nacional da Pastoral Familiar.

Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e Teologia pela Faculdade Dehoniana, e ainda em Letras. É pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior; em Counseling e em Psicopedagogia da Formação. Recebeu o título de mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco UCDB, Campo Grande. Atualmente é aluno especial no Programa de Doutorado em Psicologia, da Universidade Católica Dom Bosco UCDB, Campo Grande.

Foi ordenado diácono em Dourados, no dia 21 de agosto de 2004, e recebeu o ministério presbiteral no dia 03 de dezembro de 2004, em Euclides da Cunha, pelas mãos de Dom Redovino Rizzardo, cs, bispo de Dourados.

Pe. Crispim até agora era pároco da Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, em Dourados e assessorava a Pastoral Familiar no Regional Oeste 1. A partir de agora, será transferido para Brasília onde passa a residir e acompanhar as famílias de todo o Brasil.

AGRADECIMENTOS

Queremos lembrar aqui a presença atuante da presidência do último quadriênio, na pessoa de Dom João Bosco Barbosa e dos bispos conselheiros, Dom João Carlos Petrini e Dom Wilson Tadeu Jönck e ainda do assessor nacional Padre Jorge Alves Filho. A todos eles, o nosso muito obrigado pelo zelo apostólico para com a Igreja do Brasil, e seu sim ao chamado do Bom Pastor para trabalharem em defesa da Vida e da Família.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.