Congresso Teológico-Pastoral termina em Milão com palestra sobre a família e a festa

VII Encontro Mundial das Famílias em MilãoChegou ao fim na manhã desta sexta-feira, 01 de junho, em Milão, na Itália, o Congresso Teológico-Pastoral do VII Encontro Mundial das Famílias. O destaque deste dia foi a perspectiva da festa, abordado na palestra da professora Blanca Castilla, do Instituto da Família de Milão.

Ela destacou que há divertimento, mas talvez não a festa. É na família que se aprende a fazer a festa, sobretudo no domingo. Blanca abordou o aspecto fenomenológico, insistindo no tempo para a festa, que deve ser preparado, como se prepara uma amizade. Por último, lembrou a necessidade para a família ter um tempo à mesa, um tempo de convivência, pois é nela que a festa deve acontecer. Citou um ditado da sua região: “A festa se faz na missa e em torno à mesa”.

“Quando o cristão fala de festa, fala antes de tudo de domingo, com a Eucaristia no coração. Devemos guardar o domingo, e o domingo guardará a nossa fé e a dignidade de nosso povo. É um dia que salva a nossa humanidade”, explicou o padre Rafael Fornazier, assessor da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, que acompanhou a palestra.

Encerrando o Congresso, o presidente do Pontifício Conselho para as Famílias, cardeal Ennio Antonelli, agradeceu aos organizadores, voluntários e participantes. Na parte da tarde, todos seguiram para o centro de Milão, onde puderam ouvir, em diversos locais, testemunhos de casais, sacerdotes e bispos de diferentes países. Após acolher o Santo Padre, Papa Bento XVI, na praça da Catedral de Milão, participam à noite de um concerto, no teatro Scalla, oferecido ao Papa, aos bispos e às delegações oficiais presentes no encontro.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.