Curso de Bioética marca o encerramento da Semana Nacional da Família 2012 em Juiz de Fora

snf_Juiz-de-fora

Com um público de mais de 300 pessoas, dentre o clero, leigos e profissionais da saúde, a arquidiocese de Juiz de Fora (MG) encerra a Semana Nacional da Família. O Curso de Atualização Teológico-Pastoral, com o tema da bioética, foi o meio escolhido pela Igreja para celebrar a data. O evento foi ministrado pelo integrante da Academia Pontifícia para a Vida, de Roma, padre Alberto Germán Bochatey, e aconteceu de 10 a 16 de agosto.
“O objetivo do curso foi encontrar a verdade de Cristo nos temas da vida e da família. Discutir sobre os grandes desafios para respeitar a vida humana e sobre a necessidade de encontrar um meio de proteger a dignidade, a inviolabilidade e a unidade da pessoa. Essas reflexões buscam descobrir, uma vez mais, a mão de Deus na vida e na família”, destacou o padre Alberto.
Além das missas, sessão sobre história, contexto e perspectivas sobre a exortação apostólica Familiaris Consortio, bioética pastoral para leigos e reflexões sobre o tema da Semana da Família “A família: O trabalho e a festa” estiveram na programação.
“Nosso curso foi muito positivo. A bioética é um assunto muito discutido hoje, pois quase diariamente aparecem novas teorias. O padre Alberto foi extremamente feliz em sua colocação. Devemos sempre colocar esse tema em pauta porque contribui também para nosso trabalho pastoral junto às comunidades”, disse padre Daniel de Barros Santos.
Além do arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, o bispo de São João Del Rei (MG), dom Célio Goulart e o administrador diocesano de Leopoldina (MG), monsenhor Alexandre Ferraz também participaram do evento.
“Ficamos felizes em ver o quanto a Igreja pode contribuir com competência científica a respeito desses temas e também com orientação pastoral e espiritual embasada a esse respeito, tratando sobre o valor da vida desde a fecundação até a morte natural”, resumiu dom Gil Antônio Moreira.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.