Dia dos Avós: “Um povo que não cuida dos avós, não tem futuro”.

papa-francisco-idososHoje 26 de julho é celebrado Dia dos Avós, data dedicada na liturgia da Igreja Católica em louvor a São Joaquim e Sant´Ana, avós de Jesus. O papa Francisco, durante visita ao Brasil, por ocasião da JMJ Rio 2013, refletiu com os jovens o valor dos avós. “Um povo que não cuida dos avós, um povo que não respeita os avós, não tem futuro, porque não tem memória”, disse Francisco. Os avós “tiveram um papel heroico na transmissão da fé em tempos de perseguição”.

Este ano, o “Hora da Família”, subsídio para a celebração da Semana Nacional da Família, de 10 a 16 de agosto, busca refletir as diferentes fases da vida, como também o valor dos idosos, dos avós. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) cumprimenta todos os avós por este dia especial, desejando paz e alegria.

Vale relembrar as palavras do papa Francisco para o Dia dos Avós:

“Hoje a Igreja celebra os pais da Virgem Maria, os avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana. Na casa deles, veio ao mundo Maria, trazendo consigo aquele mistério extraordinário da Imaculada Conceição; na casa deles, cresceu, acompanhada pelo seu amor e pela sua fé; na casa deles, aprendeu a escutar o Senhor e seguir a sua vontade.

São Joaquim e Sant’Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós. Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé!

Olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa: hoje, na festa de São Joaquim e Sant’Ana, no Brasil como em outros países, se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família.

O Documento de Aparecida nos recorda: “Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão por adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas” (DAp 447). Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado!”

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.