“Em família defendemos a vida!” Simpósio e Peregrinação Nacional da Família

Com o tema “Em Família, defendemos a Vida!” e lema “A Família, como vai” a Comissão Nacional da Pastoral Familiar convida a todos para peregrinar rumo à Casa da Mãe Aparecida e participara da 11ª Peregrinação e 9º Simpósio Nacional da Família.

Com Maria, aquela que foi a primeira a defender a vida e como Pastoral Familiar, unidos a outros que conosco dividem a missão junto à família, queremos manifestar por gestos concretos o nosso compromisso na luta pela dignidade da vida humana.

Na luta entre a cultura da vida e a cultura da morte é necessário chegar ao coração do drama vivido pelo homem contemporâneo: um contexto social e cultural dominado pelo secularismo e, consequentemente, pela perda do sentido de Deus e do sentido do homem, da sua dignidade e da sua vida. Assim no ensina São João Paulo II, na encíclica Evangelium Vitae.

Em 2018, a Igreja se viu diante da necessidade de salvaguardar a vida humana diante da ADPF 442, que discutiu a descriminalização da interrupção voluntária da gestação até a 12ª semana. Um grave atentado à vida, que como destacado na edição anterior, colocou a Igreja e diversos outros expositores à frente do Supremo Tribunal Federal.

O assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família, padre Jorge Alves Filho, reforça a convocação para o Simpósio nacional diante dos desafios do tempo presente. 
Aparecida é lugar de encontro, de oração e de peregrinação, mas também de manifestação da nossa fé e da nossa coragem de demonstrar à sociedade brasileira que nós cristãos defendemos a vida, e a defendemos porque reconhecemos que é o maior dom que Deus nos concedeu. Por isso, convidamos a todos os agentes de pastoral seja na sua paróquia, na sua diocese e arquidiocese, a peregrinar conosco nos dias 25 e 26 de maio de 2019”, enfatiza o assessor.

No ano passado, os eventos congregaram centenas de agentes vindos dos mais diversos estados brasileiros. O evento, que ocorre desde 2009, sempre no final do mês de maio, tem a missão de ser um espaço de formação para as famílias, ao mesmo tempo em que acolhe todos para um momento celebrativo no Santuário da Rainha e Padroeira do Brasil.

PERGUNTAS FREQUENTES?

Quem pode participar do Simpósio e peregrinação nacional das famílias?

– Todos! O simpósio e peregrinação é um evento promovido pela Pastoral Familiar. Porem toda a comunidade, demais pastorais, movimentos e serviços são convidados.

Existe limite de participantes?

– Não! O simpósio Nacional das Famílias é realizado no Centro de Evento Padre Vitor Coelho de Almeida que possui amplo espaço para milhares de pessoas. Por isso não existe nenhum tio de limite de inscrição por diocese paróquia etc. Todas as famílias são convidadas a participar.

Quando acontece o simpósio e peregrinação nacional das famílias?

Sempre no último final de semana de maio, portanto em 2019 nos dias 25 e 26 de maio. Em 2020 excecionalmente acontecerá no penúltimo domingo de maio em decorrência da data coincidir com o pentecostes.

É preciso fazer e pagar inscrição antecipada?

– Não! Não é feito nenhum tipo de inscrição ou coleta de dados. O que se pede é o pagamento de um ingresso de R$ 5,00 que é feito na hora no acesso ao centro de eventos. Crianças e jovens menores de 16 anos não pagam.

Onde se hospedar?

Em parceria com o Santuário Nacional de Aparecida, os agentes que se hospedarem no Hotel Rainha do Brasil terão desconto especial. Para garantir o desconto, o interessado deverá, o quanto antes entrar em contato Luana pelo telefone (12) 3104-1010 e informar que vai participara do simpósio da Pastoral Familiar. Reservas feitas diretamente no site do hotel não dão direito ao desconto.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.