Encontro das coordenações nacionais da Pastoral Familiar & Encontro Matrimonial Mundial

“Assim nós, embora muitos, somos em Cristo um só corpo e, cada um de nós, membros uns dos outros. Temos dons diferentes segundo a graça que nos foi dada”– Romanos 12, 5-6

Encontro das coordenações nacionais da Pastoral Familiar & Encontro Matrimonial MundialAconteceu no dia 29.08.2013, nas dependências da Cúria da Diocese de Camaçari-Ba., o encontro das coordenações nacionais da Pastoral Familiar com o Encontro Matrimonial Mundial, que tem como missão “proclamar o valor dos Sacramentos do Matrimônio e da Ordem Sagrada na Igreja e no Mundo” e como carisma, “a  fé através dos relacionamentos”.

Presentes a essa reunião, o bispo da Diocese de Camaçari e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família – CEPVF, dom João Carlos Petrini, o casal Raimundo (Tico) e Vera Lúcia, coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF (representando a PASFAM), o Pe. Sérgio Henrique (São Luís-MA) e o casal Ricardo e Benta (Teresina-PI) (representando o EMM), além do casal Eduardo e Suzana (da coordenação regional do EMM) e do Pe. Marcos Filgueiras, da Diocese de Camaçari. O tema da conversa versou sobre diversos aspectos que ligam a Pastoral Familiar e o Encontro Matrimonial Mundial, a partir do princípio de que suas ações são voltadas para o fortalecimento da vida conjugal, da família e da necessidade de se construir a unidade da Igreja. Esse encontro vem consolidar e sequenciar o encontro acontecido em Brasília, nas dependências da sede da CNBB, entre a Pastoral Familiar, o serviço do Encontro de Casais com Cristo – ECC e o movimento das Equipes de Nossa Senhora – ENS, oportunidade em que evidenciamos a necessidade de ações conjuntas para a valorização da Vida e da Família, inclusive dando visibilidade a essas ações, como prova inequívoca da comunhão eclesial que deve existir entre  todos nós.

“Já foi estabelecido contatos e entendimentos com o ECC e as ENS, e agora nos honra muito esse diálogo com o EMM”, disse dom Petrini, discorrendo também sobre todas as ações hoje encetadas pela Comissão Episcopal, no Brasil, que objetivam a defesa e valorização da vida e da família, através das Associações de Famílias, Escola de Família, Semana Nacional da Família, Semana Nacional da Vida, Simpósio e Peregrinação, ações junto aos poderes constituídos – entre outros -, lembrando ainda a parceria estabelecida com o Pontifício Instituto da Família, em Salvador, além da necessidade e importância de estabelecermos contatos também com outros movimentos e serviços, tais como: Escola de Pais, Ministério da Família da RCC, Liga de Shoensttat, dentre outros. Dom Petrini concluiu lembrando que “a família é um recurso para a sociedade e é “Patrimônio da Humanidade”; deve ser cuidada, com zelo exemplar, para a construção da paz e de um mundo melhor para todos nós”.
 
O Pe. Sérgio Henrique e os casais informam que o EMM está sendo implantado na atualidade, também em Cuba, e que a meta fixada para a atualidade compõe-se de três objetivos: visão eclesial do movimento, expansão e formação. Lembram que buscam a integração com a PASFAM, porque acreditam, sobretudo, na grande contribuição que podem dar atuando no setor pós-matrimonial, além de construirmos, juntos, a Igreja de Cristo. A seguir apresentaram a dom João Carlos Petrini e ao casal Raimundo (Tico) e Vera o convite para a participação na Assembleia Nacional do EMM, que acontecerá em Belo-Horizonte, nos dias 21 a 23 de março de 2014, gesto retribuído com o convite da PASFAM para que o EMM participe também do nosso Congresso Nacional que acontecerá em São Luís do maranhão, em 2014.

No decorrer do nosso encontro, foi levantada a possibilidade de efetuarmos, ainda em 2014, um grande Encontro Nacional, onde possamos congregar a coordenação nacional da Pastoral Familiar com todas as lideranças dos Movimentos, Serviços e Institutos Familiares, cujo tema predominante seja a Vida, a Família e a Pastoral Orgânica, demonstrando assim a grande importância da comunhão eclesial entre todos nós.

Sob a benção da Santíssima Trindade e intercessão da Sagrada Familia encontro foi encerrado, deixando em nossos corações a esperança de um “amanhã” frutuoso para as nossas família, para a nossa Igreja e para a sociedade como um todo.

Raimundo (TICO) e Vera Lúcia Morais Leal
Casal Coordenador da CNPF

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.