Encontro Mundial das Famílias refletirá o amor como missão

xFamílias de todo o mundo se encontrarão com o papa Francisco, no período de 22 a 27 de setembro de 2015, na Filadélfia. O tema escolhido para o VIII Encontro Mundial das Famílias é “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”, inspirado nos pensamentos de Santo Ireneu, ” a glória de Deus é o homem vivo”. O encontro reunirá mais de 150 países, de diferentes culturas e línguas para celebrar a vida e a família.

O tema escolhido para esse grande encontro foi anunciado hoje, 13, pelo arcebispo da Filadélfia, dom Charles J. Chaput, OFM, na presença do presidente do Conselho Pontifício para a Família, dom Vincenzo Paglia, durante coletiva de imprensa realizada na Independence Visitors Center, na Filadélfia (EUA).

A proposta é refletir o papel central da família, cuja missão consiste em ensinar os filhos e a sociedade a dar e receber amor. Além disso, a temática quer resgatar o valor intrínseco da família para o bem e o desenvolvimento da sociedade.

Esperança e compaixão

Em seu pronunciamento, dom Chaput recordou que o desejo do papa Francisco, ao escolher o tema, é enviar ao mundo uma mensagem de misericórdia, alegria e amor que está no coração do Evangelho. “Sua compaixão pelas necessidades das pessoas, em todo o mundo, e seu cuidado profundo para com a instituição da família, inspirou o papa na escolha do nosso tema. Ele não só lembra a cada um de nós que o amor deve ser ‘missão’ de nossa vida, mas que também é o motor da vida”. O arcebispo explicou que a meta do Encontro Mundial das Famílias de 2015 é criar um momento de esperança e celebração com as família do mundo, na presença do papa Francisco.

papa-joao-paulo-II-no-brasil-encontro-familiasDom Chaput comentou, ainda, que o Santo Padre reforçou, à Comissão Organizadora, a necessidade do evento mostrar ao mundo o plano de Deus para as famílias. O tema quer não apenas atingir os católicos, mas toda a sociedade a respeito do valor da família para o bem da sociedade. “A temática destaca a beleza e a verdade da vida familiar. O amor que citamos em nosso tema é o amor que temos de garantir, que preenche todas as casas e todos os membros da família com uma luz única e revigorante calor”, explicou o arcebispo da Filadélfia.

Profetismo de João Paulo II

O novo santo deixou um legado em defesa da vida e da família. Entre as principais contribuições de São João Paulo II está a criação do Encontro Mundial das Famílias, com primeira realização na cidade de Roma, no Ano Internacional da Família, em 1994. O evento de peregrinação do pontífice ao encontro das famílias ocorre a cada três anos, em diferentes países. Em 1997, o Brasil sediou esse Encontro Mundial, na cidade do Rio de Janeiro, onde reuniu mais de dois milhões de pessoas. O evento busca propagar ao mundo os laços sagrados da família.

Saiba mais: www.archphila.org ou www.worldmeeting2015.org

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.