Encontro Nacional de Referenciais e Assessores da Pastoral Familiar

Como pastores e com preocupação, contemplamos o momento atual do Brasil, no qual cada vez mais as famílias são feridas em sua dignidade e lesadas em seus direitos, vítimas crescentes de exclusão, e cada vez mais, refém da miséria, da fome, do desemprego, da violência, da falta de políticas públicas que garantam a todos os direitos de cidadãos e a dignidade de filhos e filhas de Deus.

Diante deste cenário, torna se cada dia mais importante e oportuno uma Igreja presente e uma Pastoral Familiar verdadeiramente “intensa e vigorosa, para proclamar o Evangelho da Família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados”, como nos pede a Igreja no Documento de Aparecida (cf. DA 435).

Para isso, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB através da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), convoca todos bispos referenciais e religiosos assessores (regionais e diocesanos) para o Encontro Nacional de Bispos Referenciais e Assessores da Pastoral Familiar, a realizar-se no Centro de Treinamento de Líderes de Itapuã, Salvador (BA) nos dias 29 e 30 de novembro. Este encontro será um importante momento de aprendizado, reflexão, partilha, e, principalmente, unidade da Pastoral Familiar e suas lideranças em âmbito nacional.

O Encontro tem como tema “A eclesiologia do Papa Francisco e a Pastoral Familiar numa Igreja em saída” e tem como objetivo refletir sobre a assessoria da Pastoral Familiar no Brasil a partir dos ensinamentos do Papa Francisco para que a ação evangelizadora chegue de forma mais eficaz e atual na vida das famílias.

O encontro será assessorado pelo Padre Mario de França Miranda, SJ. Pe. Mario de França Miranda é sacerdote jesuíta, graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade de Innsbruck na Áustria, doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma na Itália. Contribuiu através de grupos de trabalho na elaboração do Documento de Aparecida, 2007, foi assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). Atualmente é Professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O Encontro acontecerá no Centro de Treinaments de Lideres da Arquidiocese de Salvador e tem um custo de R$ 190,00  por diária, valor referente a hospedagem e alimentação.

Para inscrição acesse http://bit.ly/2CQdL0U, prencha o formulario e aguarde a confirmação.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.