Família, uma casa em construção

O momento com os casais coordenadores regionais no Encontro de Formação da Pastoral Familiar, realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG), foi marcado pela visão da família como uma casa em construção. A partir da exortação apostólica Amoris Laetitia (Alegria do Amor) do Papa Francisco, o assessor do encontro, padre Rafael Solano, aprofundou a temática da moral católica na família. Os participantes também acompanharam formação na área da Logoterapia e busca de sentido da vida.

“Nestes dias da Formação Nacional da Pastoral Familiar em Belo Horizonte fica o sentimento de satisfação e de encorajamento para missão em nosso Regional Oeste 1”, avaliou o casal Solange e Alisson. Sobre o tema da moral católica sob a ótica da Amoris Laetitia, ressaltam a profundidade e a provocação pastoral. “Reforçando que a exortação não exalta a decadência da família, ao contrário, ressalta o amor e a alegria da mesma. E a propõe como um ícone em construção com suas alegrias, mas também com suas dores”.

Também observou esta figura o casal Alessandro e Áurea Moreira, do regional Norte 3: “Vivenciamos a experiência fantástica de refletir a família como uma casa em construção. Fomos conduzidos a refletir nossa missão como agentes pastoral sob a ótica da moral cristã e analisar nosso acolher, acompanhar e discernir”.

Consciência e desafios
Solange e Alisson destacaram que o processo de formação da consciência, no contexto da moral cristã, não se dá por substituição, “mas que ela deve ser formada com ternura e bondade”. Os problemas dos casais não recebem “respostas oficiais”, mas a certeza de que é preciso renovação através da escuta e de um projeto espiritual familiar, como a vivência da “ternura das palavras ‘com licença, obrigado e perdão’”.

O casal de Mato Grosso também comentou a palestra do campo da psicologia: “na Busca de sentido para Vida percebemos a necessidade de liberdade para que cada ente da família consiga responsabilizar-se por suas escolhas, mas que a família é e deve ser o centro de referência de identidade na terra”, destacou o casal lembrando-se de São João Paulo II.

No fim, os casais agradeceram a oportunidade de aprofundamento das temáticas urgentes para o acompanhamento pastoral das famílias.


Confira as fotos do evento.

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.