II Simpósio Internacional Edith Stein

O Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família convida a toda comunidade católica para participar do II Simpósio Internacional Edith Stein: apessoa na Filosofia e nas Ciências Humanas, nos dias 26 a 29 de agosto de 2013, no Auditório da UCSAL da Garibaldi. Todas as pessoas interessadas podem participar. A programação conta com conferências, minicursos e mesas redondas de caráter multidisciplinar. Logo, podem se inscrever estudantes de diversas áreas das Ciências Humanas: Filosofia, Teologia, Psicologia, Pedagogia, Administração, Serviço Social e Direito. Este Simpósio contará com a presença do renomado professor e conferencista italiano Francesco Alfieri e de pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras. Esta é uma boa oportunidade para se aprofundar no conhecimento de Edith Stein e no tema da fenomenologia. Os participantes que alcançarem 75% de freqüência receberão certificado, de 40h/a, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia das Universidades Estadual do Ceará e da Federal de São Paulo.

Para mais informações sobre o II Simpósio Internacional Edith Stein, clique aqui ou ligue para (71) 3334-5748/3334-1359.

Um pouco sobre Edith Stein

Edith SteinEdith Stein era filósofa e teóloga alemã. Nasceu no dia 12 de outubro de 1891, em Breslau e morreu no Campo de Concentração de Auschwitz, no dia 9 de agosto de 1942. De origem judia, converteu-se, posteriormente, ao catolicismo, tornando-se carmelita descalça. Foi a primeira mulher a defender uma tese de filosofia na Alemanha. Foi discípula e depois assistente de Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia. Morreu aos 51 anos, no campo de concentração de Auschwitz. Pelo seu heroísmo cristão Edith Stein foi beatificada no dia 1 de maio de 1987, pelo Papa João Paulo II, em Colônia e foi canonizada pelo mesmo Papa, no dia 11 de outubro de 1998, com o nome de Santa Teresa Benedita da Cruz, ou apenas Teresa da Cruz. No ano seguinte, ou seja, em 1 de outubro de 1999, João Paulo II, numa carta apostólica em forma de “motu proprio” intitulado «Spes aedificandi», proclamou Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz), juntamente com Santa Brígida da Suécia e Santa Catarina de Sena, co-padroeira da Europa pelo particular contributocristão que outorgou não só à Igreja Católica, mas especialmente à sociedade européia por meiodo seu pensamento filosófico. O dia de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) é festejado pela Igreja Católica em 9 de agosto.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.