Palestra disponível no Youtube: Família e Educação

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) disponibilizou a primeira palestra do 10º Simpósio Nacional das Famílias de forma separada. Todas as exposições do evento serão oferecidas em vídeos únicos para que os agentes possam estudar e refletir com maior facilidade. A primeira delas é a palestra sobre o tema do simpósio “Família e Educação”, proferida pelo padre Rafael Solano.

Em sua fala, padre Rafael aprofundou indicações da Declaração conciliar Gravissimum Educationis – sobre a educação cristã e ressaltou três pontos:

1º – O dever dos pais, primeiros educadores: para ser educador em casa, pai e mãe não precisam ser doutores, já são. Precisam deixar-se conduzir pelo Senhor Jesus para poder encontrar o melhor caminho de educação para aos filhos. No lar, há sempre uma pedagogia, no lar há sempre uma forma concreta de conduzir a cada um dos seus membros.

2º – O Estado: não é alheio às políticas educativas que nós cristãos possuímos, muito pelo contrário, podemos entrar em diálogo aberto, franco e conhecer a riqueza que o cristianismo traz na proposta educativa para a liberdade à luz de uma antropologia onde a pessoa possui uma dignidade.

3º – As instituições, escolas humanas: Sabemos que existem muitos problemas na escola – e quando digo escola não falo só da escola primária – falo de toda a estrutura escolar, os problemas estão aí, os desafios estão aí, as dificuldades estão aí. Aquilo que mais dor me causa é o uso das drogas na instituição escolar, é um flagelo. Mas, somado a isso, outros tantos problemas. Nós temos que abrir um espaço para que educadores e educandos e, especialmente, para que as famílias descubramos que a escola é um espaço de paz e não de violência.

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.