Papa Francisco batiza 26 crianças na Capela Sistina

batizado11012016_2Na celebração litúrgica do Batismo do Senhor, no domingo 10 de janeiro, o papa Francisco falou da importância e significado do batizado para a vida cristã. No Evangelho de Mateus é descrita a passagem onde Jesus recebe o batismo no Rio Jordão..

Sobre o texto bíblico, Francisco recordou que, depois de receber o Batismo, o céu se abriu e desceu sobre Ele o Espírito Santo em forma corporal, como pomba, e do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho; eu, hoje, te gerei”. Deste modo, explicou que Jesus é consagrado e manifestado pelo Pai como o Messias Salvador e libertador.

Em gesto concreto, o papa batizou, na Capela Sistina, 26 crianças, sendo treze meninos e treze meninas. De acordo com informações da Santa Sé, as crianças são filhos de funcionários do Vaticano. Na homilia do batismo, Francisco disse aos pais que a maior herança para aos filhos é a fé. “A fé que o batismo nos dá. A fé que o Espírito Santo traz hoje no coração, na alma, na vida destes vossos filhos”, pontou o papa.

Confira a íntegra da homilia:

batizado11012016_1“Quarenta dias após o nascimento, Jesus foi levado ao Templo. Maria e José o levaram para apresentá-lo a Deus. Hoje, na festa do Batismo do Senhor, vocês pais trazem os vossos filhos para receber o Batismo, para receber aquilo que pediram no início, quando eu vos fiz a primeira pergunta: “A fé. Eu quero para meu filho a fé”. E assim a fé é transmitida de uma geração a outra, como uma cadeia, no decorrer dos tempos.

Estes meninos e meninas, passados os anos, ocuparão o vosso lugar comum com outro filho – os netos de vocês – e pedirão o mesmo: a fé. A fé que o Batismo nos dá. A fé que o Espírito Santo traz hoje no coração, na alma, na vida destes vossos filhos.

Vocês pediram a fé. A Igreja, quando vos entregar a vela acesa, vos dirá para custodiar a fé nestas crianças. E, no final, não esqueçam que a maior herança que vocês poderão dar aos vossos filhos é a fé. Cuidem para que ela não seja perdida, de fazê-la crescer e deixá-la como herança.

Desejo isto para vocês hoje, neste dia de alegria para vocês. Desejo que vocês sejam capazes de fazer crescer estas crianças na fé e que a maior herança que eles receberão de vocês seja precisamente a fé. E um aviso somente: quando uma criança chora porque tem fome, eu digo para as mamães: se o teu filho sente fome, podes dar de comer para ele aqui, com toda a liberdade”.

CNPF/CNBB com informações e foto da Rádio Vaticano.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.