Pastoral Familiar do Brasil manifesta sentimento de dor pela morte repentina da Dra. Zilda Arns

 
A pastoral Familiar do Brasil com pesar recebeu a notícia da morte da fundadora das pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, a médica e sanitarista, Drª Zilda Arns Neumann, 75 anos. Drª Zilda foi atingida pelo terremoto que acometeu o Haiti, no dia 12 de janeiro. Segundo informou o Gabinete da Presidência da República, a médica caminhava pelas ruas de Porto Príncipe, com dois soldados do exército brasileiro, que a acompanhavam e lhe traduziam o idioma francês. Drª Zilda se encontrava no país para uma missão para motivar os líderes e voluntários da Pastoral da Criança no Haiti que trabalham com crianças, gestantes e famílias A CNBB sensibilizada pelo ocorrido se fez presente na pessoa do secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, em Porto Príncipe, capital do Haiti.

Dra. Zilda, Nascida em Forquilhinha (SC), residia em Curitiba (PR), era Viúva desde 1978, teve cinco filhos (um já falecido) e dez netos. Zilda escolheu a medicina como missão e enveredou pelos caminhos da saúde pública. Sua prática diária como médica pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, em Curitiba (PR), e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, teve como suporte teórico, diversas especializações como Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP) e Administração de Programas de Saúde Materno-Infantil, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Sua experiência fez com que, em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória (PR), criando um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde.

Em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança juntamente com Dom Geraldo Majela Agnello, Cardeal Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia, que na época era Arcebispo de Londrina.

Em 2004, Zilda recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Atualmente mais de 129 mil idosos são acompanhados todos os meses por 14 mil voluntários.

Pelo seu trabalho na área social, Zilda recebeu condecorações tais como: Woodrow Wilson, da Woodrow Wilson Fundation, em 2007; o Opus Prize, da Opus Prize Foundation (EUA), pelo inovador programa de saúde pública que ajuda a milhares de famílias carentes, em 2006; Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade do Extremo-Sul Catarinente de Criciúma, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Sul de Santa Catarina. Dra. Zilda é Cidadã Honorária de 10 estados e 35 municípios; e foi homenageada por diversas outras Instituições, Universidades, Governos e Empresas.

Uma das últimas mensagens da Dra. Zilda, por ocasião do Natal passado em mensagem de rádio ela testemunhou: “Em cada paróquia ou comunidade onde a Pastoral da Criança está presente é sempre natal. Isto porque a Pastoral da Criança contribui para trazer mais esperança, paz e vida em abundância para todos: gestantes, crianças e famílias”. Em mensagem, a coordenadora da Pastoral, Dra. Zilda Arns, afirma: “Conhecer Jesus e ser seu discípulo é uma alegria. Segui-Lo, é uma graça. Dar testemunho na doação aos outros, partilhando conhecimentos e a solidariedade junto às famílias pobres, é nossa missão. Para que todas as crianças tenham vida, e a tenham em abundância”.

 

Pe. Luiz Antonio Bento

Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família – CNBB

 

Fonte:

http://www.cnbb.org.br

www.primeiraedicao.com.br

www.oecumene.radiovaticana.org

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.