Pastoral Familiar do Regional Nordeste 4 realiza 31ª Assembleia

Pastoral Familiar do Regional Nordeste 4 realiza 31ª AssembleiaA Pastoral Familiar do Regional Nordeste 4 reuniu membros de sete Dioceses do Piauí para a 31ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar nos dia 19 e 20 de outubro em Teresina. O tema do encontro foi, “Família, lugar de comunicação e transmissão da fé”, com o lema, “o que nossos pais nos contaram, não ocultaremos a nossos filhos” (Sl 78, 3).
Nesta Assembleia refletiu-se de modo especial sobre a família e sua comunicação, uma vez que esta edição representou uma preparação para o próximo Congresso Nacional que vai acontecer em 2014 em São Luis-MA.
A Assembleia da Pastoral Familiar foi coordenada pelo casal Francisco Celestino e Eva Rodrigues. Dom Alfredo Schaffler, Presidente do Regional e Bispo Referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família participou do evento, onde analisa que a Pastoral Familiar é tudo. “A família representa esperança e fé. A base de nossas vidas é a família, pois foi lá atrás que eu aprendi a diferença do certo e errado. São pequenos aprendizados como não roubar e não mentir que coloca a importância da família no centro de tudo”, analisou dom Alfredo.

Dentro da programação foi apresentado com enfoque no documento 104 da CNBB Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia, A família protagonista na renovação da Igreja. Além disso, com base no tema da Assembleia foi apresentado em conferência também a Família Cristã, comunidade em diálogo nos meios de comunicação atual.
Os coordenadores da Pastoral familiar diocesanos ou membros representantes da mesma, classificaram a Assembleia como positiva, pois é o momento para aprender, trocar experiência e dar testemunho, pois desta forma constrói a unidade.

A missão evangelizadora da Pastoral Familiar é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares. Para isso, é imprescindível promover articulações dentro e fora da Igreja, para defender a vida em todas as suas etapas e dinamizar e orientar ações em favor da família. A Pastoral Familiar possui quatro metas principais: Fazer da família uma comunidade cristã; Fazer com que a família seja santuário da vida; Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade; Tornar a família missionária e Igreja doméstica.

{gallery}assembleianordeste42013{/gallery}

Fonte: cnbbne4.org.br/

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.