Peregrinação da Família: “Expressão da crença no valor e na importância da família”, disse o cardeal Damasceno Assis

Peregrinao2014Por: Assessoria de Imprensa CNPF

O 4º Simpósio Nacional da Família contou com a presença do arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, na manhã do dia 24. O Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP), recebeu famílias de todo o Brasil, com estimativa de mais de 3 mil participantes. Confira Galeria de Fotos.

Na abertura do Simpósio, organizado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) vinculada à Comissão Episcopal Pastoral da Vida e a Família da CNBB (CEPVF), dom Damasceno deixou mensagem as famílias peregrinas, destacando a importância da peregrinação na vida da Igreja e na sociedade.

“Além de ser uma manifestação da devoção mariana das famílias brasileiras, é também, uma expressão da crença no valor e na importância da família para o mundo e para a Igreja. O caminho da Igreja é a família, afirmava São Paulo II”, disse o cardeal.

Confira a íntegra da mensagem:

Em nome da Arquidiocese de Aparecida, do Santuário Nacional, dou as mais cordiais boas-vindas a todos os participantes do 4º Simpósio e 6ª Peregrinação Nacional da Família. Acolho os casais, crianças, jovens, adultos, vindos de diferentes partes do Brasil.

Esta é a 6ª Peregrinação Nacional da Família ao Santuário Nacional e o 4º Simpósio, cujo tema é “Família caminhar com a luz de Cristo e a sabedoria do Evangelho”. Estes dois eventos têm crescido a cada ano e já fazem parte do calendário pastoral das dioceses. A iniciativa da Pastoral Familiar tem suscitado em outros lugares peregrinações da família a outros santuários, sobretudo, no norte e nordeste do Brasil.

PeregrinaoEstes eventos, além de ser uma manifestação da devoção mariana das famílias brasileiras, é também, uma expressão da crença no valor e na importância da família para o mundo e para a Igreja.

Essas atividades, neste ano, se inserem no contexto da preparação ao Sínodo Extraordinário sobre a Família a se realizar em outubro próximo e para o Sínodo Ordinário, em 2014. Trata-se de um único Sínodo realizado em duas etapas: 2014 e 2015. O tema proposto pelo Papa Francisco é “Os desafios pastorais para a família no contexto da nova evangelização”.

Este Peregrinação manifesta o desejo das famílias de continuar sua caminhada, muitas vezes difícil, que exige esforço e sacrifício, mas que produz muita alegria e realização pessoal e familiar.

O caminho da Igreja é a família, afirmava São João Paulo II, pois ela é a fronteira da nova evangelização e, por ela, passa o futuro do mundo e da Igreja.

Cristo, a sabedoria do evangelho, ilumine e guie os passos das famílias do Brasil e a Sagrada Família, acompanhe, com sua proteção, toda a Igreja para a preparação do próximo Sínodo, a fim de que seus frutos correspondam aos desígnios de Deus para a família nos dias de hoje.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida (SP)

Presidente da CNBB

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.