“Beleza do matrimônio e a alegria de ser e fazer família”

“Não podemos qualificar uma família com conceitos ideológicos, não podemos falar de família conservadora e família progressista. A família é família!”, disse o papa Francisco em carta enviada ao presidente do Pontifício Conselho para a Família, dom Vicenzo Paglia, por ocasião do Encontro Mundial das Famílias. O evento ocorrerá na Filadélfia, Estados Unidos, de 22 a 27 de setembro de 2015 com o tema “O amor e nossa missão. A família plenamente viva”.

O papa afirmou na carta a dom Paglia que “a missão da família cristã” é “a de anunciar ao mundo, com a força do Sacramento nupcial, o amor de Deus”. “A partir deste mesmo anúncio nasce e constrói-se uma família viva, que põe o foco do amor no centro de todo seu dinamismo humano e espiritual”.

Assim, “uma família que, com a graça do Senhor, vive em plenitude a própria vocação e a missão O glorifica”.

O texto recolhe também o recente Sínodo dos Bispos sobre a família, durante o qual foram debatidas temáticas “mais urgentes que envolvem a família em nossa sociedade plural”.

“Os valores e as virtudes da família, sua verdade existencial, são pontos de força sobre os que se apoia o núcleo familiar e não podem ser postos em discussão”.

Beleza do matrimônio

“Estamos chamados a revisar nosso estilo de vida que está sempre exposto ao risco de ser ‘contagiado’ por uma mentalidade mundana – individualista, consumista, hedonista– e encontrar sempre de novo a via mestra para viver e proporcionar a grandeza e beleza do matrimônio e a alegria de ser e fazer família”.

O papa assegura que a Igreja deve “prosseguir o empenho de anunciar o Evangelho do matrimônio e da família e de experimentar as propostas pastorais no contexto social e cultural no qual vivemos”.

Os desafios “nos estimulam a ampliar os espaços de amor fiel aberto à vida, à comunhão, à misericórdia, a compartilhar e à solidariedade”, finaliza o papa, pedindo a todos se deixem guiar pela Palavra de Deus.

Com informações e foto do News.va

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.