Regional Leste 2 realiza 6º Congresso Regional da Pastoral Familiar

enc_pastoral_familiar_leste2Entre os dia 7 e 9 de setembro de 2012, aconteceu em Divinópolis (MG), o 6º Congresso Regional da Pastoral Familiar. O evento reuniu as dioceses do regional Leste 2 (Minas Gerais)  da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O conteúdo de estudo, reflexão e formação foi fundamentado no tema ‘Família, Pessoa de Sociedade’, e no lema ‘O Trabalho e a Festa na Vida da Família Cristã’.

Durante o evento houve cinco conferências. A primeira conferência abordou ‘A busca da Santidade da família no mundo de hoje’. O objetivo da conferencista e poetisa divinopolitana, Adélia Prado, era, juntamente com os participantes, descobrir a presença de Deus no cotidiano dos relacionamentos.

A segunda conferência foi realizada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Petrini, e tratava do mesmo tema do Encontro Mundial das Famílias, realizado em Milão, Itália: ‘A Familia, o Trabalho e a Festa’. Na terceira conferência, o debate girou em torno de temas em defesa da vida. Questões de Bioética foram abordadas pela doutora Maria Inês de Castro Millen, médica, mestre em Ciência da Religião e doutora em Teologia.

A quarta conferência abordou ‘Família, Pessoa e a Sociedade: Protagonistas e Lugares da Evangelização’. O conferencista foi o novo bispo de Duque de Caxias (RJ) e administrador apostólico da diocese de Divinópolis, dom Tarcísio Nascentes dos Santos, bispo referencial da Comissão para a Vida e a Família do Regional Leste 2 da CNBB.

De acordo com o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca, a presença de pastor de dom Tarcísio Nascentes dos Santos marcou a organização e bom êxito do Congresso. “Sua presença de bispo e irmão contagiou todos os participantes, bem como sua riquíssima conferência”, afirmou o padre.

‘Generosidade, Inteligência e Prudência na Evangelização dos Casos Especiais e Situações Difíceis’, este foi o tema da quinta conferência, proferida pelo assessor da comissão, padre Wladimir Porreca.

O evento ainda contou com oficinas, com diversas temáticas, momento cultural, informações dos setores Regional e Nacional. Segundo padre Wladimir, os participantes se sentiram muito motivados com as reflexões. “O congresso foi invadido de uma alegria contagiante que motivou os agentes da Pastoral Familiar a continuarem com maior ardor o trabalho nas dioceses e paróquias do Regional Leste 2”, descreveu.

Para o assessor nacional da Comissão para Vida e a Família, todos os bispos que compareceram, agregaram muitos valores positivos ao evento. Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, bispo da diocese de Oliveira, participou do Congresso. “Sua presença durante todo o Congresso, possibilitou aos participantes e organizadores sentir a unidade da Igreja e uma alegria da missão”, disse o assessor.

Sobre o bispo emérito da diocese de Divinópolis, dom José Belvino do Nascimento, também presente no congresso, padre Wladimir afirmou que “com a sua forma de ser entusiasmou a todos a se dedicarem com mais firmeza a anúncio da beleza da família”. O bispo da diocese de Luz, dom Antônio Carlos Félix, também esteve presente oferecendo aos participantes uma breve síntese do tema do Congresso.

“O casal regional Valéria e Humberto (coordenadores regionais da Pastoral Familiar) com o casal Diocesano e o coordenador do Congresso Jorge Mendes conduziram o Congresso com suavidade e propriedade evangélicas”, afirmou padre Wladimir.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.