Regional Nordeste 1 realiza 4º Congresso Regional da Pastoral Familiar

enc_pastoral_familiar_NE1

Entre os dias 7 e 9 de setembro, aconteceu em Fortaleza (CE), o IV Congresso Regional da Pastoral Familiar. O evento aconteceu no Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e reuniu mais de 300 participantes, no Colégio Santo Tomás de Aquino, anexo ao Santuário Nossa Senhora de Fátima. O conteúdo de estudo, reflexão e formação foi fundamentado no tema ‘Família: Pessoa e Sociedade’ e no lema ‘Família: fonte de Vida e porta da Fé’. No dia 07, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques fez a abertura solene do congresso.

Além dos representantes das dioceses de Fortaleza, Quixadá, Itapipoca, Tianguá, Crateús, Iguatu, Sobral, Limoeiro do Norte e Crato, estiveram ainda presentes, durante todo o Evento, o casal Tico e Vera, coordenador nacional da Pastoral Familiar (Salvador-BA), o casal Amorim e Ritinha, coordenador regional, dom Ângelo Pignoli da diocese de Quixadá e bispo referencial NE-1 da Pastoral e o padre Rafael Fornasier, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (Brasília-DF).

O evento contou com palestras, painéis, espaço para debates, e outras atividades. A conferência inaugural foi proferida pelo padre Rafael e abordava o tema do congresso ‘Família: Pessoa e Sociedade’. Ao desenvolver o tema, o assessor forneceu várias pistas que serão fundamentais para o trabalho com a Família, no âmbito das dioceses do regional e respectivas paróquias. O assessor afirmou que “A família vem sendo apontada por políticos, sociólogos, acadêmicos e pela própria experiência familiar, mesmo se em meio a vários desafios atuais, como recurso para a pessoa e para toda a sociedade.”

enc_pastoral_familiar_NE12

‘Família: fonte de Vida e porta da Fé’ foi o lema do Congresso e da palestra ministrada por dom Ângelo Pignoli, que fundamentou sua reflexão na Sagrada Escritura e na doutrina e documentos da Igreja.  Segundo o bispo referencial, o assunto será desdobrado ao longo dos próximos anos, sob a forma de estudos, debates, reflexões, nas dioceses e paróquias do regional.

Outros importantes temas foram apresentados e discutidos, por meio de outras palestras e painéis, os quais contaram com a participação dos coordenadores nacional e Regional da Pastoral Familiar. Entre as questões apresentadas destacam-se os Compromissos cristãos da Família com a Vida, a Igreja e a Sociedade. Os jovens casais também tiveram atenção especial com estudos voltados para as Famílias, sobretudo para a educação dos filhos. A situação dos casais em segundas uniões foi abordada pelo frei Paulo Amâncio, da arquidiocese de Olinda e Recife durante o evento.

De acordo com o coordenador do congresso José Moreira de Andrade e Oscarina, a tônica do congresso foi a espiritualidade. “A Oração esteve como guia para os participantes, em todos os níveis e com a exposição do Santíssimo Sacramento, em adoração permanente, durante todo o desenrolar das atividades”, descreveu.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.