Relatório do Sínodo dos Bispos está disponível na Loja da Pastoral Familiar

capalivroCom 94 pontos de reflexão, acaba de ser publicado o relatório final da 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família. O Documento n. 26 – “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, está disponível na Loja Virtual da Pastoral Familiar, por preço bem acessível.

Ao todo, são 115 páginas, divididas em três partes: “A Igreja à escuta da família”; “A família no plano de Deus” e “A missão da família”. O Documento impresso, também, contém homilias de abertura e de encerramento da Assembleia Geral e discursos do papa Francisco, além de Vigília de Oração.

O Relatório sublinha a beleza da família, Igreja doméstica baseada no casamento entre homem e mulher, “porto seguro dos sentimentos mais profundos, único ponto de conexão numa época fragmentada, parte integrante da ecologia humana. Deve ser protegida, apoiada e encorajada”.

O bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa, diz que o resultado do Sínodo é apelo a todos os envolvidos na evangelização das famílias.

“Para nós, da Pastoral Familiar, isso soa como uma responsabilidade missionária. É fazer chegar a todos o Evangelho da Família. Temos, como Comissão Episcopal, e como Pastoral Familiar, uma grande e estruturada ação que chega aos regionais, às dioceses, às paróquias e comunidades. Importa perguntar se o nosso esforço, os nossos recursos, a nossa atenção está voltada, em sua maior parte, para nos fazer sair em missão, ou o empregamos mais, ou quem sabe exclusivamente, para manter e reforçar a estrutura que nos beneficia”, questiona o bispo.

Igreja doméstica

No relatório dos bispos, entregue ao papa Francisco, os padres sinodais expressaram gratidão e confiança no futuro da família.  “Esperamos que o fruto deste trabalho, agora entregue nas mãos do Sucessor de Pedro, dê esperança e alegria para tantas famílias no mundo, orientação aos pastores e aos agentes pastorais, e estímulo à obra de evangelização. Concluindo este Relatório, pedimos humildemente que o Santo Padre avalie a possibilidade de oferecer um documento sobre a família, para que nela, Igreja doméstica, resplandeça cada vez mais Cristo, luz do mundo”, escreveram os bispos.

Durante o Sínodo dos Bispos, o texto final foi aprovado pela maioria necessária de 2/3 dos participantes. Os padres sinodais presentes na votação eram 265. Neste caso, foi considerada maioria a aprovação, com 177 votos.

Adquira

O Documento n. 26 trata-se de um instrumento precioso para os trabalhos de evangelização da Pastoral Familiar e demais pastorais da Igreja.

Acesse: www.lojacnpf.org.br ou (61) 3443-2900

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.