Santidade: João Paulo II deixou legado em defesa da vida e da família

Papa João Paulo IINeste domingo, 27, ocorre a cerimônia de canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, celebrada a partir de 10h, na Praça de São Pedro, no Vaticano, sendo às 5h da manhã, aqui no Brasil. João Paulo II deixou importantes contribuições à Pastoral Familiar do mundo.

Recentemente, o bispo de Camaçari e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom João Carlos Petrini, esteve em Roma para participar de Seminário no qual apresentou reflexões sobre João Paulo II e a Pastoral Familiar no Brasil. O bispo recordou a prioridade que o papa “dava à família, como decisiva para renovar o contexto eclesial e de suma importância no diálogo com o mundo moderno”.

O papa João Paulo II iniciou um dos maiores eventos em favor da família. O Encontro Mundial das Famílias que ocorre a cada três anos, o papa vai ao encontro das famílias. A última visita de João Paulo II, ao Brasil, foi em 1997, quando rezou uma missa campal no Aterro do Flamengo, para 2 milhões de pessoas, encerrando o 2ª Encontro Mundial das Famílias. Na passagem pelo país, o pontífice convidou pais e famílias do mundo inteiro a viver a santidade, serem testemunhas para a sociedade.

Rito da canonização

A ato seguirá um rito simplificado e contará com as relíquias de sangue e pele de João Paulo II e João XXIII. Antes da missa em latim, haverá a oração do terço da Divina Misericórdia, com cantos interpretados pelos coros de Roma, Bérgamo, Cracóvia e o coro oficial da Capela Sistina. A cerimônia inicia com o canto da Ladainha dos Santos e, depois, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o cardeal Angelo Amato, faz três pedidos ao Pontífice para que inscreva os beatos –neste caso, João Paulo II e João XXIII– no livro dos Santos.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.