Simpósio da Pastoral Familiar ecoa grito pela vida em Aparecida

A nona edição do Simpósio Nacional da Família trouxe neste sábado, 25, para o Santuário Nacional de Aparecida (SP) cerca de 4 mil pessoas para fazer ecoar um grande grito em defesa da vida para todo o país.

O clima do evento já podia ser sentido logo na entrada com um “útero inflável gigante” com um boneco dentro simulando um feto. Em 2019, o simpósio tem a proposta de levar as famílias a refletir sobre o desafio de serem defensoras da vida que vem de Deus.

O bispo de Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, que assumiu em abril passado a presidência da Comissão Episcopal Pastoral Vida e Família da CNBB, abriu o evento com uma mensagem de encorajamento e falando sobre o compromisso que deve guiar as lideranças que lutam pela vida e pela família.

“Nós cristãos não podemos ficar como expectadores das tragédias do mundo. Jesus nos impulsiona à oração e à ação”, disse o bispo.

Dom Ricardo hoepers

Essa foi a primeira fala do novo presidente para aqueles que tem pela frente a realidade cada vez mais presente de desvalorização da vida e da família. Dom Ricardo frisou que todos são privilegiados por ter a missão de cuidar, defender e denunciar as realidades que atentam contra a vida. “A cultura da vida nos leva a sair do imobilismo, a não ser uma Igreja que pensa nas estruturas, mas a ir ao encontro das pessoas e das reais necessidades delas”, disse.

Uma mensagem de cuidado também chegou às famílias com a palestra do professor Alexandre Jeferson, da Universidade São João del Rei, que compartilhou casos reais de enfrentamento de situações de enfermidade na família.

A participação mais esperada do simpósio ficou por conta do Padre Zezinho. Com a responsabilidade de falar sobre o lema do evento: “A família, como vai?”, ele trouxe dois exemplos de famílias. As formadoras que criam seus filhos para serem pessoas autônomas; que dão “espaço” para seus filhos crescerem, e as formatadoras que desejam educar filhos sobre um paradigma pessoal e “determinam” e “delimitam” o que seus filhos devem ser e escolher para seu caminho. Confiar nos filhos é o caminho que o padre indicou para os pais.

Cada vez mais o simpósio atrai famílias inteiras. Neste ano com a realização do Simpósio Kids com atividades diversas para a criançada, foi bonito ver pais, mães, vovôs, vovós, filhos, netos, todos juntos participando do evento.

Na parte da tarde, o encontro garantiu o testemunho de lideranças pró-vida. Zezé Luz contou como uma vivência do aborto a fez buscar um novo sentido para sua vida. Ela disse que através do movimento em defesa da vida conseguiu encontrar uma forma de viver em paz consigo. “Em cada criança que eu posso salvar, tá aqui Senhor a minha filha que eu não fui capaz de te apresentar”, contou. Também deixou seu testemunho, o senhor Tônio da Comunidade Jesus Menino que compartilhou sua experiência de adoção e cuidado com crianças deficientes que foram abandonadas. Ele veio acompanhado de alguns filhos e membros atuantes da comunidade.

Todas as palestras e conferências do Simpósio podem ser assistidas na fanpage da Comissão.

SHOW VIDA IN CONCERT – EM FAMÍLIA, DEFENDEMOS A VIDA!

Para fechar com chave de ouro a programação do Simpósio foi realizado o show Vida in Concert – Em família, defendemos a vida! numa iniciativa conjunta dos movimentos pró-vida do Brasil e das comissões organizadoras. Mais do que um show, a proposta foi proporcionar um momento de evangelização para o valor incondicional de toda vida humana, desde a nascente até a que se encontra em seu fim.

A apresentação ficou por conta do carisma de Diego Fernandes e Zezé Luz, que juntos convidaram para o palco os cantores: Álvaro e Daniel, Eliana Ribeiro, Ministério Aliança de Misericórdia, Totô do Expresso HG e as bandas Veste Nova, Vida Reluz, Anjos de Resgate e Rosa de Saron. Também marcaram presença, os filhos adotivos do Tônio, cantores, integrantes da Comunidade Jesus Menino.

Após a apresentação da última banda, Rosa de Saron, todos os cantores voltaram ao palco para cantar duas canções marcantes: “Direito de nascer” e “Oração pela família”. Era por volta da meia-noite quando Zezé Luz agradeceu a presença de todos que permaneceram até o final do show e os que acompanharam a transmissão ao vivo.

O show pode ser conferido na íntegra no youtube do A12.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.