Teologia do Corpo será tema de formação em capitais do Brasil

frases-do-papa-joao-paulo-ii-3As cidades de Manaus (AM) e Porto Alegre (RS) sediarão formações sobre a Teologia do Corpo, com base nos ensinamentos de São João Paulo II. O estudo é resultado das catequeses do então papa, nas audiências de quarta-feira, entre 1979 e 1984, sobre a sexualidade, o amor humano e a família.

Na ocasião, o santo disse “a teologia do corpo é menos uma teoria, mais uma pedagogia evangélica cristã específica do corpo. Isso decorre da natureza da Bíblia, e especialmente do Evangelho como uma mensagem de salvação, revela que o verdadeiro bem do homem, a modelo bem-vida esta na terra, tendo em vista a esperança do mundo futuro”, na catequese do dia 08 de agosto de 1984.

Primeiro encontro

O Encontro Nacional “Matrimônio e a Família”, em Manaus (AM), será de 25 a 27 de novembro, a partir dos estudos da Teologia do Corpo. Com base nos ensinamentos do santo, a proposta é apresentar os desafios e as possibilidades da família e ainda contribuir para dinamizar a organização e implantação da Pastoral Familiar nas dioceses e paróquias.

A formação é organizada pela Pastoral Familiar Regional Norte 1 da CNBB, com coordenação e supervisão da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família.

O encontro será assessorado pelo professor do Instituto João Paulo II, em Roma, padre Jaroslaw Merecki, que abordará o “Matrimônio e a Família”, com base nos ensinamentos de São João Paulo II, na Teologia do Corpo.

Estarão presentes o arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Castriani, o bispo de Coari (AM), dom Marcos Piatek, o casal da Pastoral Familiar Nacional, Tico e Vera. O bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB, dom João Carlos Petrini, fará a conferência de abertura a partir do tema “Os desafios da família”.

Essa mesma formação será realizada na arquidiocese de Porto Alegre entre os dias 10 e 13 de novembro.

Informações e inscrições com a coordenação regional: oliv_fabricio@hotmail.com ou pe.zenildo@gmail.com 

Assessoria de Imprensa CNPF.


Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.