Teste para casais: as luzes e sombras no casamento

O momento de oração e formação Hora da Família, na noite desta terça-feira, 15 de abril, foi ocasião para casais de todo o Brasil olharem para seus relacionamentos. O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, propôs uma dinâmica em formato de teste com avaliação de vários aspectos dentro da vida matrimonial.

O teste considerou 20 pontos do relacionamento dos casais, os quais tinham que avaliar individualmente ponto a ponto com os seguintes valores: excelente, ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Segundo dom Ricardo, o questionário tinha o objetivo de “sentir a temperatura da vida espiritual e sacramental da família cristã que está nos acompanhando”.

Os 20 aspectos da vida matrimonial avaliados no teste:

  1. Diálogo
  2. Perdão
  3. Ternura
  4. Oração
  5. Respeito
  6. Convivência
  7. Vida Comunitária
  8. Vida Social
  9. Espiritualidade
  10. Lazer
  11. Enfrentamento dos conflitos
  12. Falar a verdade
  13. Confiança
  14. Divisão do trabalho em casa
  15. Saúde
  16. Tolerância
  17. Senso de humor
  18. Sexualidade
  19. Correção fraterna
  20. Fidelidade

A cada aspecto do relacionamento, dom Ricardo fazia explicações a respeito, ajudando os casais a avaliarem. Também foram várias as interações com os internautas que acompanhavam a transmissão ao vivo na página da Pastoral Familiar no Facebook.

Angela Barros comentou que “parar para avaliar a vida a dois e ver em que podemos melhorar é um dos segredos para seguir adiante sem grandes problemas. Lembrando que, o essencial é deixar Deus próximo de nós, assim estaremos mais próximos um do outro”.

Manoel Silva, da Pastoral Familiar da arquidiocese da Paraíba, também comentou durante a transmissão e disse ser o teste um “maravilhoso exercício para o aperfeiçoamento da vida a dois e da vida em família”.

Considerando o período de isolamento domiciliar por conta da pandemia do novo coronavírus, Méri Buzo comentou que, neste momento, teve a oportunidade de avaliar a espiritualidade em casal: “Há muitos anos não rezávamos um terço em plena segunda-feira, às 15 horas, experiência diferente e gratificante”.

Ao final, uma proposta para cada casal avaliar os resultados do teste: “Se você está com um número grande de ruim e péssimo, opa, isso já diz alguma coisa. Se 50% está bom e regular, é preciso melhorar. Se 10% está ótimo e excelente, cuidar para manter”, indicou dom Ricardo.

A orientação foi para que esposos e esposas comparassem os resultados de cada teste e depois dialogassem a respeito.

O teste completo com os pontos de análise oferecidos por dom Ricardo podem ser baixados no link abaixo:

Publicado por Pastoral Familiar_CNBB em Terça-feira, 14 de abril de 2020

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

2 Comentários

  1. Sou coordenadora da Pastoral Familiar da Paróquia São José de Ponta Porã-MS

    Post a Reply
  2. Agradeço a Deus por ter a oportunidade de participar dos momentos da Hora da Vida e da Família.Fiquei feliz em encontrar meu comentário neste texto. Gosto de aprender e de me dedicar no que nos deixa próximos de Deus. Dom Ricardo com sua simpatia, sabedoria e criatividade está encantando toda a Pastoral Familiar, inclusive a nossa: São José de Surubim -Pernambuco. Que Deus nos abençoe e nos livre de todo o mal, dando-nos saúde e paz.

    Post a Reply

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.