Universidade Gregoriana abre curso de especialização em pastoral familiar

Pastoral_Familiar_Centro_Oeste“Um percurso formativo para animadores pastorais e profissionais da área do matrimônio e da família” é o que propõe a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com a criação de um curso de especialização em pastoral familiar, no novo ano letivo com início em outubro. O idealizador do curso é o jesuíta argentino Miguel Yanez, Diretor do Departamento de Teologia Moral.

“O atual momento eclesial requer um maior empenho e uma melhor preparação para enfrentar os desafios, as incertezas e as expectativas do matrimônio e da família hoje”, lê-se no folder de apresentação do novo curso. O diploma é voltado “a quem acompanha as famílias, a quem caminha com eles”, explica Paolo Benanti, teólogo moralista, franciscano da Terceira ordem Regular e Coordenador do curso: agentes de pastoral, seminaristas ou jovens sacerdotes designados para ocuparem-se da pastoral familiar nas dioceses, além de casais comprometidos com o acompanhamento familiar.

Reflexão interdisciplinar

O curso pretende oferecer um olhar sobre a família numa ótica teológica, espiritual, antropológica, sociológica e da terapia familiar. Profissionais da área proporão aos participantes uma reflexão “de base” sobre a realidade familiar, com a intenção de fornecer instrumentos para uma reflexão interdisciplinar, conduzida a partir da experiência de quem vive a realidade familiar. Entre as disciplinas do curso estão Sociologia da família, Ética da relação conjugal, Emancipação feminina e relações familiares, Espiritualidade conjugal, Psicodinâmica das ligações familiares, Corpo, sexualidade e terapias familiares, Sacramentos de iniciação e matrimônio, Diálogo pastoral e reconciliação, Moral sexual fundamental, Comunicação interpessoal, Moral pessoal e família.

Organizado na forma de seminários e aliado à leituras guiadas, um trabalho escrito e um exame final, o percurso formativo incluirá 12 encontros nas tardes de sexta-feira e sábados, com início em 23 de outubro, para um máximo de 25 alunos.

CNPF/com News.va

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.