Celebrar a Família e a Vida: dioceses e comunidades do Brasil organizam encontros

Dom João Bosco Barbosa de Sousa

Dom João Bosco Barbosa de Sousa

Os subsídios “Hora da Família” e “Hora da Vida” têm por objetivo motivar as comunidades para celebrar intensamente, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família, de 9 a 15 de agosto, e a Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, que culminará com o Dia do Nascituro, dia 8 de outubro. Confira a mensagem do bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa.

São produzidos pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), animam as famílias ao encontro fraterno, de partilhas e reflexões sobre os ensinamentos e valores cristãos acerca da vida e da família.

Os subsídios trazem propostas de encontros, celebrações, reflexões e ações para serem realizadas durante todo o ano. Podem ser adaptados à realidade local, sendo um guia para momentos de maior comunhão das famílias na evangelização e transformação da sociedade em favor da família.

Família reunida

Cada subsídio propõe sete encontros com temas diversos, a partir da temática principal, além de celebrações pela Reconciliação e Paz, Dia da Vida Consagrada, Terço pela Vida, e mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano trata da comunicação na família e um discurso aos médicos católicos.

A edição de 2015 do “Hora da Família” está em sintonia com o tema do Encontro Mundial das Famílias, que ocorrerá no mês de setembro, na Filadélfia. Propõe para reflexão “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva” e traz na capa do subsídio uma imagem do papa Francisco rodeado de crianças alegres com balões, celebrando a família.

Evangelho da vida

O “Hora da Vida” traz como tema de reflexão “O Evangelho da Vida: Anunciar, Celebrar e Servir”, propondo sete encontros, com diferentes abordagens sobre a celebração da Vida. O subsídio recorda também os 20 anos da Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II. “A Semana da Vida e o Dia do Nascituro são instrumentos que ajudam a compreender e admirar, proteger e defender, a beleza da vida, sua grandeza e dignidade, seu incomparável valor”, explica dom Petrini.

Hora da Família

1º Encontro – Gerados no amor de Deus

2º Encontro – Sexualidade: Dom de Deus

3º Encontro – Homem e mulher construindo um matrimônio santo

4º Encontro – Criando o futuro

5º Encontro – Todo o amor dá frutos

6º Encontro – Família, esperança de Deus para o mundo

7º Encontro – Igreja, mãe e mestra

Celebração – Reconciliação e Paz

Celebração – Fidelidade e perseverança

Celebração – Fecundidade conjugal e familiar

Celebração – Vida consagrada e familiar

Hora da Vida

1º Encontro – Cristo, o Verbo da vida

2º Encontro – O povo da vida e pela vida

3º Encontro – Anunciar o Evangelho da Vida

4º Encontro – Celebrar o Evangelho da vida

5º Encontro – Servir o Evangelho da Vida

6º Encontro – A Família, Santuário da Vida

7º Encontro – Viragem cultural

Terço pela Vida

Celebração da Vida

Vigília e oração pela Vida

Adquira já

O subsídio “Hora da Família” e “Hora da Vida” estão disponíveis para venda com os casais coordenadores paroquiais, (arqui)diocesanos e regionais da Pastoral Familiar, e pelo site: www.lojacnpf.org.br. Pedidos também podem ser feitos pelos telefones: (61) 3443 2900 / Fax: (61) 3443-4999 ou por e-mail: vendas@cnpf.org.br

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.