Dia Mundial das Comunicações Sociais celebrará a família

27153060375_266eb721cb_zO tema escolhido para a 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais é “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”. O evento será celebrado neste domingo, 17 de maio, antecedendo a Festa de Pentecostes. Na mensagem, o papa Francisco diz que “a experiência do vínculo que nos ‘precede’ faz com que a família seja também o contexto onde se transmite aquela forma fundamental de comunicação que é a oração”.

Para Francisco, “a família, é sobretudo a capacidade de se abraçar, apoiar, acompanhar, decifrar olhares e silêncios, rir e chorar juntos, entre pessoas que não se escolheram e todavia são tão importantes uma para a outra… é sobretudo esta capacidade que nos faz compreender o que é verdadeiramente a comunicação enquanto descoberta e construção de proximidade. Reduzir as distâncias, saindo mutuamente ao encontro e acolhendo-se, é motivo de gratidão e alegria”.

A reflexão retoma os ensinamentos de São João Paulo II na “Familiaris consortio”, que trata das mudanças culturais e a família. Em um trecho da encíclica, o santo escreveu que “as relações entre os membros da comunidade familiar são inspiradas e guiadas pela lei da ‘gratuidade’ que, respeitando e favorecendo em todos e em cada um a dignidade pessoal como único título de valor, se torna acolhimento cordial, encontro e diálogo, disponibilidade desinteressada, serviço generoso, solidariedade profunda”. O Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano está em sintonia com a 14ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em outubro próximo.

Dia mundial

A mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais será publicada na festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, em 24 de janeiro de 2015. A celebração é o único Dia Mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II, por meio do Decreto Inter Mirifica – 1963. Dioceses de todo o mundo organizam atividades para comemorar este dia, com missas, encontros de formação, coletivas de imprensa, debates etc.

Confira a mensagem na íntegra.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.