Dicastério vaticano promove Congresso da Pastoral da Pessoa Idosa

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano abriu nesta quarta-feira, 29, o Primeiro Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa, com o tema “A riqueza dos anos”, e que ocorre até dia 31, no Centro Agostinianum, em Roma. O arcebispo de Curitiba (PR) e bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Antônio Peruzzo, participa do evento e falou durante mesa-redonda na tarde de hoje.

A mesa-redonda teve como tema “A Igreja ao lado dos idosos”. Dom Peruzzo afirmou que “a Pastoral da Pessoa Idosa responde inteiramente ao apelo urgente do Papa Francisco por uma Igreja em saída”. Para o bispo, é em nome da Igreja que o cuidado pastoral dos idosos está presente nas famílias. 

Imagem
Dom Peruzzo exibe pasta com logomarca da Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil

Dom Peruzzo ainda partilhou que  a prática da leitura orante da Palavra faz parte da formação dos voluntários: “É isso que os fortalece e os encoraja a se dedicar com perseverança como discípulos e missionários de Jesus Cristo”.

Na abertura do congresso, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Farrell, fez uma reflexão a partir da “revolução demográfica” que está afetando o mundo, um daqueles “‘sinais dos tempos’ que não podemos deixar de levar em conta também como Igreja”. O cardeal citou dados os quais projetam que, em 2100, 61% da população mundial será composta por pessoas com mais de 65 anos e que a população idosa já dobrará nos próximos trinta anos.

Tudo isso, acrescentou, “não apenas tem implicações de natureza sociológica, econômica, antropológica e política, mas, acima de tudo, levanta questões e necessidades de natureza espiritual, que exigem que estejamos atentos”.

Cardeal Kevin Farrell

O encontro tem o intuito de refletir sobre como fazer frente à cultura do descarte das pessoas idosas, sobre seu papel na família e sobre sua vocação peculiar na Igreja. Ao final do encontro, haverá audiência especial com o Papa Francisco.

International Elderly Congress - First Day
Confira algumas fotos do primeiro dia de encontro

Com informações e foto do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.