Dom João Bosco é o novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

Dom João Bosco Barbosa de Sousa

Dom João Bosco Barbosa de Sousa

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) foi eleito na tarde desta quarta-feira, 22, ainda no primeiro escrutínio para o cargo. A comissão terá o bispo de Osasco (SP), dom João Bosco Barbosa de Sousa, à frente dos trabalhos. Dom João Bosco recebeu 150 votos de um total de 267 votantes, superando a maioria absoluta requerida de 135 votos. A comissão foi presidida pelo bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, no período entre 2011-2015.

Currículo

Natural de Guaratinguetá (SP), dom João Bosco Barbosa nasceu em 1952 e foi ordenado presbítero em1978. Ele estudou Filosofia e Teologia no Instituto Filosófico e Teológico de Petrópolis (RJ). Ele também é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e cursou Comunicação Social na União Católica Internacional de Imprensa, dos países do leste europeu.

Foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo da diocese de União da Vitória (PR) em 2007. Em 2014, o papa Francisco nomeou dom João Bosco bispo de Osasco.

Seu lema episcopal é “Cristo nossa vitória”.

Fonte: CNBB

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.