Impulso para a evangelização das famílias nos meios digitais

“Até os confins da Terra”. O mandato de Jesus aos seus discípulos hoje ressoa aos agentes da Pastoral Familiar na América Latina e no Caribe que vêm à sua frente os horizontes digitais. No início deste mês de outubro, o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) promoveu o 1o Encontro virtual de Agentes da Pastoral Familiar da América Latina e do Caribe, que abordou como trabalhar a pastoral junto às famílias de forma virtual. Na ocasião, foram partilhadas as ações da Pastoral Familiar no Brasil durante este período de pandemia.

Este encontro teve dois grandes objetivos: compartilhar experiências pastorais positivas que estão sendo realizadas por agentes da Pastoral Familiar, através de plataformas digitais durante este longo tempo de pandemia, e servir como motivação aos agentes, para que continuem com afinco sua missão evangelizadora através dos meios tecnológicos que tenham à disposição, mesmo diante dos desafios que estes tempos difíceis e estes novos meios nos apresentam”, conta padre Sérgio Grigoleto, secretário executivo do Celam.

Participaram do evento, 614 pessoas por meio de salas de videoconferência, dentre as quais 101 do Brasil, mesmo tendo sido a programação praticamente toda em espanhol. O encontro também foi transmitido pelas redes sociais e está disponível para quem desejar assistir.

Foto: reprodução/Celam TV Youtube

Foram partilhadas experiências que podem servir de modelo e inspiração para todos os agentes da Pastoral Familiar, segundo padre Sérgio. O material está disponível no canal do Celam no Youtube junto com outras experiências.

Meios digitais

Durante o encontro, foi oferecida uma palestra sobre a evangelização na era digital. “Nela aprendemos como programar e preparar uma atividade pastoral através das plataformas digitais. Além disso, tivemos ainda um breve ‘conversatório’, uma espécie de painel onde várias pessoas apresentaram alguns elementos que também devem ser considerados em nossas atividades pastorais através dos meios digitais”, partilha padre Sérgio, que observou no período de preparação para o encontro, a necessidade de que a Pastoral Familiar, em seus diversos níveis promova a capacitação de seus agentes para o uso dos meios digitais.

Padre Sérgio Grigoleto | Foto: reprodução/Celam TV Youtube

Para o Brasil foi sem dúvidas uma excelente experiência sua participação onde, além dos agentes inscritos, contribuímos também através de um vídeo onde foram apresentadas várias experiências que foram ou estão sendo realizadas nos nossos regionais por meio virtual conforme exigência dos tempos atuais”, partilham Luiz e Kathia Stolf, casal coordenador da Pastoral Familiar.

O vídeo apresentado com as ações virtuais da Pastoral Familiar no Brasil durante o tempo de pandemia compreende as lives Hora da Vida e Hora da Família, conduzidas por dom Ricardo Hoepers, as aberturas virtuais das Semanas da Família e da Vida, formações EaD, entre outras iniciativas.

“A Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB, juntamente com os Regionais e as Dioceses do Brasil, têm realizado um trabalho intenso e extraordinário de evangelização através dos meios digitais. Parabenizamos a todos os que colaboram com esta missão tão importante e necessária e convidamos aos grupos paroquiais e diocesanos que ainda não se lançaram a este desafio, que o façam, na certeza de que muitas famílias poderão ser beneficiadas”, motiva padre Sérgio.

“Esperamos que nos próximos encontros dessa natureza, possamos contar com uma participação ainda mais expressiva de brasileiros, lembrando que as muitas experiências em função da diversidade de culturas, hábitos e costumes que é próprio do Brasil pela sua grande extensão e colonização, poderão contribuir em muito para essa nova evangelização por todo o nosso continente”, observam Luiz e Kathia.

Ao final do encontro, uma família de Joinville (SC) colaborou com a oração baseada no tema da exortação apostólica Amoris Laetitia e que contou com famílias de diversas partes do continente.

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ação de Graças: Pastoral Familiar conclui primeira formação virtual do INAPAF | Pastoral Familiar CNBB - […] da Pastoral Familiar, Luiz e Kathia Stolf, recordou algumas das reflexões abordadas durante o 1º Encontro virtual de Agentes…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.