Lançamento: Livro reflete sobre corpo e o amor

livro_corpo_e_trans“Corpo e Transcendência – A antropologia filosófica na Teologia do Corpo de São João Paulo II” é o novo livro do padre Jarosław Merecki, docente da Universidade Lateranense e do Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família de Roma. A obra, traduzida por dom Hugo Cavalcante e padre Valdir dos Santos Filhos, foi editada em português pelas edições CNBB. O texto traz uma discussão atual sobre o corpo e o amor humano, com abordagem refletiva e ampliada; a partir de uma linguagem clara e visão cristã sobre os assuntos. 

Adquira pela Loja Virtual da Pastoral Familiar por um preço especial. Confira!

Abordagens

A proposta do livro é compreender que “a existência da pessoa humana no corpo significa que o homem existe no tempo e na história”. Na introdução, o professor Merecki explica que a reflexão do papa João Paulo II sobre o amor humano no plano divino possui caráter fundamentalmente teológico, sendo preciso ampliar o estudo.

“Em outras palavras, Jesus convida os seus interlocutores a ultrapassar o limiar do pecado original e buscar a verdade sobre o matrimônio na situação em que o homem viveu em plena harmonia com o seu Criador. Seguindo esse convite de Jesus, São João Paulo II, na sua teologia do corpo, atravessa o limiar do pecado original e desenvolve uma hermenêutica do princípio teológico do homem”.

A obra está organizada em cinco capítulos, a partir dos temas principais: “O contexto filosófico das catequeses sobre o amor humano”, “Elementos para uma transformação do corpo”, “A solidão original: gênese da pessoa”, “A unidade original: natureza comunhonal da pessoa”, “A nudez original: a ética personalística”. Entre as reflexões apresentadas estão à maternidade e a paternidade, a solidão, o corpo como imagem do Criador, o pudor, a dignidade da pessoa, e outros.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.