Papa: progresso da robótica e da inteligência artificial a serviço do ser humano

Papa pede orações para que os avanços tecnológicos estejam a serviço de um mundo mais justo

A intenção de oração do Papa Francisco para este mês de novembro é para que rezemos para que o progresso da robótica e da inteligência artificial esteja sempre a serviço do ser humano. É uma realidade que tem crescido muito ultimamente e, em pouco tempo, terá um grande impacto na sociedade e no modo de vida da população. “A inteligência artificial está na raiz da mudança de época que estamos vivendo. A robótica pode tornar possível um mundo melhor se estiver unida ao bem comum”, afirmou o pontífice em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (5).

robótica
O vídeo do Papa | reprodução Vatican Media

Ao mesmo tempo em que a grande utilização das tecnologias, e em especial a inteligência artificial e a robótica, poderá trazer mais tempo às pessoas para se dedicarem a outras coisas fundamentais, como a família, é importante estar atento aos desafios que a mudança trará em relação a postos de trabalho, salários, a questões éticas e de justiça social. “Por que se o progresso tecnológico aumenta as desigualdades, não é um progresso real”, explicou Francisco.

Por isso, o Papa convidou a todos os fiéis a voltar as orações para estes avanços estejam voltados para o bem de todos seja na internet, em pesquisas científicas e tantos outros campos. “Os avanços futuros devem estar orientados para o respeito pela dignidade da pessoa e da criação”, reforçou o Santo Padre.

A Santa Sé tem sido muito ativa na promoção de espaços de reflexão que estudam o impacto do rápido avanço da tecnologia na sociedade, com a realização de congressos sobre a Inteligência Artificial. Por isso, em fevereiro, reuniu mais de 450 pessoas – incluindo cientistas da computação e filósofos, teólogos e dirigentes de empresas para discutir o tema na conferência realizada no Vaticano intitulada “O ‘bom’ algoritmo? Inteligência Artificial: Ética, Direito, Saúde”.

O encontro resultou no Apelo de Roma à Ética da Inteligência Artificial (Rome Call for Ethics, em inglês). Assinaram o compromisso o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, arcebispo Vincenzo Paglia, o presidente da Microsoft, Brad Smith, e o vice-presidente da IBM, John Kelly III. Participaram, entre outros, o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e o diretor geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu. A expectativa é que governos e empresas se reúnam em um debate aberto com este encontro.

O “Rome Call for AI Ethics” visa promover o uso da Inteligência Artificial com base nos princípios de transparência, inclusão, responsabilidade, imparcialidade e confiabilidade, segurança e privacidade.

ALG

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.