Somos um sonho do amor de Deus que nos fez à sua imagem e semelhança

“Somos, estamos, existimos aqui, porque somos um sonho do amor de Deus que nos fez à sua imagem e semelhança”. A reflexão é de dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB ao falar sobre o sentido da vida na Jornada da Verdade, uma série de lives promovidas pelo Ministério Universidades Renovadas (MUR) da Renovação Carismática Católica (RCC) de São Paulo.

Os encontros virtuais oportunizaram reflexões sobre temas cruciais para a vida pessoal e de fé num “rico diálogo sob as luzes da Fé e da Razão, fundamentado nas visões da Igreja, do mundo Acadêmico/Científico e Profissional”, informa a RCCSP. A live de dom Ricardo teve como tema “O que é a vida”. Além do bispo, também partilhou reflexões e experiências a médica pediatra Mônica Guarnieri, que estará na live de abertura da Semana Nacional da Vida, neste dia 1º de outubro.

A partir da Bíblia

A reflexão de dom Ricardo sobre o sentido da vida baseou-se na Bíblia. O bispo destacou trechos do Gênesis, quando é narrada a Criação; do Evangelho de São João, quando Jesus fala de sua vinda “para que todos tenham vida”; e da carta de São Paulo aos Gálatas, quando o apóstolo ressalta a dignidade de filhos de todos os seres humanos a partir de Jesus.

“Somos, estamos, existimos aqui, porque somos um sonho do amor de Deus que nos fez à sua imagem e semelhança. E isso tudo é muito bom. Viver é muito bom, estar aqui é muito bom, sentir esse amor de Deus é muito bom. A primeira perspectiva da vida é muito positiva. Por mais que tenha uma luta para seu sentido pleno, mas o primeiro olhar para a vida é muito positivo”, disse o bispo.

Crescer no amor

Mônica Guarnieri apresentou algumas definições sobre a vida encontradas em artistas. Para ela, “a vida é uma grande oportunidade para crescermos no amor”.

Em sua exposição, mostrou ideias e experiências para a criatividade missionária “buscar formas e maneiras de lutar pela vida dentro da atividade pastoral da Igreja”, no contexto da missão de “cuidar da vida”.

“A gente tem várias formas que a gente pode escolher de estar cuidando da vida, cada um de nós, leigos, dentro da nossa realidade profissional, dentro da nossa família, no ministério ordenado vai ter outra forma, um outro locus teológico do qual vai estar falando e defendendo a vida”, explicou.

A partilha completa pode ser assistida no Youtube.

Autor: Pastoral Familiar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.