Tem início a 1ª Reunião das Associações de Família no Brasil

Abertura da 1ª Reunião das Associações de Família no Brasíl

“A família é protagonista da sociedade, mas espera que a sociedade dê condições para que ela exerça seu papel, como por exemplo, na educação dos filhos”, disse o assessor nacional da Comissão Vida e Família da CNBB, padre Rafael Fornasier, na abertura da 1ª Reunião das Associações de Família no Brasil. O evento acontece na sede da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), em Brasília, com participação de presidentes e membros das Associações de Família. A reunião prossegue até amanhã, 12 de abril.

Padre Rafael iniciou apresentando reflexões atuais sobre a relação da família com a sociedade, com base em documentos da Igreja e outros estudos. Trouxe pontos debatidos pela Familiaris Consortio, Exortação Apostólica, de São João Paulo II, publicada em de 22 de novembro de 1981, “sobre a função da família cristã no mundo de hoje”.

Papel da família

A Exortação trata, também, dos valores humanos, da humanização da pessoa, do matrimônio, dos pais e filhos. O padre citou, também, as contribuições da Assembléia Extraordinária dos Sínodo dos Bispos sobre a Família, convocada pelo papa Francisco. O Sínodo Ordinário acontecerá em outubro, no Vaticano.

De acordo com o assessor nacional, padre Rafael, é preciso assumir, de fato, a família como célula base da vida em sociedade. “É da família que saem os cidadãos, as virtudes e os valores fundamentais para a construção da sociedade”, disse. O sacerdote, recordou, ainda, que a humanização da pessoa para pela família e sem o papel da “família a sociedade se perde”.

Gravação

As palestras da 1ª Reunião das Associações de Família no Brasil estão sendo gravadas e, posteriormente, serão postadas no site da Pastoral Familiar Nacional: www.cnpf.org.br

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.