Tem início o 8º Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia

comissaoencontrofamilias-minMilhares de peregrinos começam, hoje, 22, uma jornada de oração, espiritualidade e convivência. O 8º Encontro Mundial das Famílias prosseguirá até o dia 25, na Filadélfia. De acordo o arcebispo do Filadélfia, dom Charles J. Chaput, o Encontro das Famílias é oportunidade de debater questões da família, buscando oferecer caminhos pastorais para enfrentar as dificuldades da vida familiar. O tema deste ano é “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está representada, no evento, pelo bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Bosco Barbosa, e pelo padre Moacir Arantes, assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). Na foto, representantes do Brasil, das comunidades e dioceses.

De acordo com organização, mais de 15 mil delegados de 150 nações devem passar pelo evento. Cerca de 100 palestrantes de diferentes partes do mundo irão tratar de diferentes temas.

Durante esses dias, o Encontro Mundial das Famílias terá dois grandes Congressos, sendo um para adultos e o outro para jovens entre 6 e 17 anos. Há no local, também, uma creche para crianças menores de até seis anos de idade. O Congresso para adultos acima dos 18 anos, oferecerá sessões que abordarão maneiras de fortalecer os laços familiares, diante dos desafios que enfrentam a família no contexto atual.

O Congresso da Juventude contará com programas interativos para os jovens, buscando favorecer reflexões sobre a missão de amor em uma família.

11825748_573371562814764_597716171760703031_n-minChegada do papa

Antes do seguir para Filadélfia, no dia 25, em Nova Iorque, o papa Francisco visitará à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), e às 11h30, estará em evento ecumênico e inter-religioso, no Memorial Ground Zero. Francisco, também, se encontrará com crianças e famílias migrantes na Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos. O pontífice chega à Filadélfia no dia 26. Veja a programação abaixo.

Programação do Encontro

Sábado, 26 setembro (Filadélfia)

10h30 – Missa com os bispos, clero e religiosos na Catedral dos Santos Pedro e Paulo de Filadélfia

19h30 – Vigília de Oração na Festa das Famílias do VIII Encontro Mundial das Famílias no B. Franklin Parkway.

Domingo 27, setembro (Filadélfia)

09h15 – Encontro com os bispos na Capela do Seminário São Carlos Borromeo

11h00 – Visita aos detidos no Instituto Correcional de Curran-Fromhold de Filadélfia

16h00 – Missa conclusiva do VIII Encontro Mundial das Famílias

19h00 – No Aeroporto Internacional de Filadélfia – Despedida e Saudação ao Comitê organizador, voluntários e benfeitores.

Vida e família

Antes de viajar para Cuba, em audiência geral, no dia 16 de setembro, o Papa Francisco encerrou a série de catequeses sobre a família, em preparação ao Encontro Mundial das Famílias. A praça de São Pedro recebeu mais de 30 mil fiéis e peregrinos para reflexão com o pontífice.

Durante a reflexão, o papa alertou que diante da mentalidade materialista que impera sobre a humanidade, “é preciso promover uma nova aliança entre o homem e a mulher que possa orientar a política, a economia e a convivência civil”.

“Concluímos as reflexões sobre a família, hoje, nas vésperas do Encontro Mundial das famílias na Filadélfia e do Sínodo dos Bispos aqui em Roma, dois acontecimentos que darão nova luz à dimensão universal desta comunidade humana fundamental e insubstituível que é a família”, recordou Francisco.

Autor: PastoralFamiliar

Compartilhar esta matéria no

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.